Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIRCUITO GENÉTICO: UMA ALTERNATIVA LÚDICA NO ENSINO DA BIOLOGIA

Palavra-chaves: GENÉTICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este jogo foi direcionado para auxílio do professor que muitas vezes não sabe como ajudar seus alunos a aprenderem determinado conteúdo. Os jogos quando utilizados na educação funcionam como estimulantes, à medida que proporcionam um aprendizado mais atraente e prazeroso, as desculpas corriqueiras por parte dos alunos são esquecidas e substituídas por aulas dinâmicas e significativas. O conteúdo de genética sem dúvidas é um dos assuntos em que os alunos mais demonstram dificuldades na biologia. Visando sanar esta barreira, o jogo intitulado “Circuito Genético” auxilia na aprendizagem dos alunos no conteúdo de genética utilizando uma metodologia diferente da qual os alunos estavam acostumados. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos diferenciados que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados. Então cabe ao professor facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno e professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e empoderamento do conhecimento. O Circuito Genético foi desenvolvido na SEMANTIDAL (Semana de Apresentações de Técnicas Didáticas Alternativas) com turmas que estavam cursando a disciplina de genética mendeliana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O lúdico como método facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo.

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Comentários

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  • Deusineia Mendes de Lima

    Um medidor de se aproximar mas das crianças a aulas dinâmicas e significativa.

    26/05/2023 01:10:27

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