O Governo Federal reformou o Ensino Médio no Brasil. Essa reforma tensiona o comprometimento do Ensino Médio Integrado (EMI). Nesse contexto, esta pesquisa, recorte de uma pesquisa em andamento, teve como objetivo mapear e analisar a produção científica da pós-graduação brasileira sobre o currículo integrado no EMI nos últimos três anos. O estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, comumente denominado “Estado da Arte”. Para a localização das teses e dissertações, consultamos o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os trabalhos foram selecionados a partir de três campos: título, palavras-chave e resumo. Utilizamos, como expressão de busca, “Ensino Médio Integrado”. Para análise, tivemos o apoio da Técnica da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Classificamos os trabalhos segundo sua ênfase temática a partir da análise dos resumos. Dos trabalhos produzidos em 2015 (29) e 2017 (32) sobre o EMI, localizamos apenas três em cada ano que enfocou o Currículo Integrado. Dos trabalhos produzidos em 2016 (29), localizamos quatro trabalhos. As produções científicas apontam que há muitos desafios a serem enfrentados para a efetivação do Currículo Integrado, dos quais destacamos a falta de compreensão do Currículo Integrado no EMI, bem como a falta de formação docente que habilite os professores a desenvolverem a integração. O aprofundamento do estudo favorecerá a análise coletiva dos desafios do EMI e da sua continuidade frente à atual reforma da última etapa da Educação Básica.