RESUMO
Nos dias atuais, a Modelagem Matemática é um ramo da Educação Matemática muito importante, que permite estudar as práticas metemáticas nos seus mais diversos campos do conhecimento e entre eles, os que envolvem aspectos socioculturais. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas matemáticas utilizadas no campo e que podem ser integradas ao contexto escolar. A justificativa se dá pelo desenvolvimento do um estudo a partir da modelagem matemática se tornar relevante, não apenas, pela integração entre a teoria e a prática no campo, mas por contribuir com a construção do conhecimento matemático. O estudo em si, envolveu um grupo de agricultores, trabalhadores rurais no Município de Chã Grande. O trabalho justifica-se, pela necessidade de mostrar que a matemática trabalhada na agricultura, pode ser integrada a matemática ensinada na sala de aula. A metodologia desenvolvida no referido estudo se deu através uma pesquisa quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva, onde com base nos resultados dos questionários investigativos foi possível verificar que a utilização da modelagem matemática no campo pode contribuir diretamente com a construção do conhecimento matemático, nos seus mais diferentes níveis de escolarização. Os modelos matemáticos encontrados e testados apresentaram resultados significativos com a realidade dos trabalhos desenvolvidos pelos agricultores e poderão dar grandes contribuições tanto aos agricultores, quanto as escolas do Município e principalmente contribuir com a integração entre a teoria e a prática.