Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM MATEMÁTICA DA CULTURA DO CHUCHU ATRAVÉS DA TAXA DE VARIAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DA PRODUÇÃO MENSAL E A PRODUÇÃO TOTAL NO MUNICÍPIO DE CHÃ GRANDE EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, , MODELAGEM MATEMÁTICA, , CULTURA DO CHUCHU, , ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS, , ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS, Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47879
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 887
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA DA CULTURA DO CHUCHU ATRAVÉS DA TAXA DE VARIAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DA PRODUÇÃO MENSAL E A PRODUÇÃO TOTAL NO  MUNICÍPIO DE CHÃ GRANDE EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Nos dias atuais, a Modelagem Matemática é um ramo da Educação Matemática muito importante, que permite estudar as práticas metemáticas nos seus mais diversos campos do conhecimento e entre eles, os que envolvem aspectos socioculturais. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas matemáticas utilizadas no campo e que podem ser integradas ao contexto escolar. A justificativa se dá pelo desenvolvimento do um estudo a partir da modelagem matemática se tornar relevante, não apenas, pela integração entre a teoria e a prática no campo, mas por contribuir com a construção do conhecimento matemático. O estudo em si, envolveu um grupo de agricultores, trabalhadores rurais no Município de Chã Grande. O trabalho justifica-se, pela necessidade de mostrar que a matemática trabalhada na agricultura, pode ser integrada a matemática ensinada na sala de aula. A metodologia desenvolvida no referido estudo se deu através uma pesquisa quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva, onde com base nos resultados dos questionários investigativos foi possível verificar que a utilização da modelagem matemática no campo pode contribuir diretamente com a construção do conhecimento matemático, nos seus mais diferentes níveis de escolarização. Os modelos matemáticos encontrados e testados apresentaram resultados significativos com a realidade dos trabalhos desenvolvidos pelos agricultores e poderão dar grandes contribuições tanto aos agricultores, quanto as escolas do Município e principalmente contribuir com a integração entre a teoria e a prática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, MODELAGEM MATEMÁTICA,, CULTURA DO CHUCHU,, ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS,, ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID887_01042018152837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47879
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 887
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA DA CULTURA DO CHUCHU ATRAVÉS DA TAXA DE VARIAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DA PRODUÇÃO MENSAL E A PRODUÇÃO TOTAL NO  MUNICÍPIO DE CHÃ GRANDE EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Nos dias atuais, a Modelagem Matemática é um ramo da Educação Matemática muito importante, que permite estudar as práticas metemáticas nos seus mais diversos campos do conhecimento e entre eles, os que envolvem aspectos socioculturais. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas matemáticas utilizadas no campo e que podem ser integradas ao contexto escolar. A justificativa se dá pelo desenvolvimento do um estudo a partir da modelagem matemática se tornar relevante, não apenas, pela integração entre a teoria e a prática no campo, mas por contribuir com a construção do conhecimento matemático. O estudo em si, envolveu um grupo de agricultores, trabalhadores rurais no Município de Chã Grande. O trabalho justifica-se, pela necessidade de mostrar que a matemática trabalhada na agricultura, pode ser integrada a matemática ensinada na sala de aula. A metodologia desenvolvida no referido estudo se deu através uma pesquisa quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva, onde com base nos resultados dos questionários investigativos foi possível verificar que a utilização da modelagem matemática no campo pode contribuir diretamente com a construção do conhecimento matemático, nos seus mais diferentes níveis de escolarização. Os modelos matemáticos encontrados e testados apresentaram resultados significativos com a realidade dos trabalhos desenvolvidos pelos agricultores e poderão dar grandes contribuições tanto aos agricultores, quanto as escolas do Município e principalmente contribuir com a integração entre a teoria e a prática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, MODELAGEM MATEMÁTICA,, CULTURA DO CHUCHU,, ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS,, ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID887_01042018152837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO Nos dias atuais, a Modelagem Matemática é um ramo da Educação Matemática muito importante, que permite estudar as práticas metemáticas nos seus mais diversos campos do conhecimento e entre eles, os que envolvem aspectos socioculturais. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas matemáticas utilizadas no campo e que podem ser integradas ao contexto escolar. A justificativa se dá pelo desenvolvimento do um estudo a partir da modelagem matemática se tornar relevante, não apenas, pela integração entre a teoria e a prática no campo, mas por contribuir com a construção do conhecimento matemático. O estudo em si, envolveu um grupo de agricultores, trabalhadores rurais no Município de Chã Grande. O trabalho justifica-se, pela necessidade de mostrar que a matemática trabalhada na agricultura, pode ser integrada a matemática ensinada na sala de aula. A metodologia desenvolvida no referido estudo se deu através uma pesquisa quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva, onde com base nos resultados dos questionários investigativos foi possível verificar que a utilização da modelagem matemática no campo pode contribuir diretamente com a construção do conhecimento matemático, nos seus mais diferentes níveis de escolarização. Os modelos matemáticos encontrados e testados apresentaram resultados significativos com a realidade dos trabalhos desenvolvidos pelos agricultores e poderão dar grandes contribuições tanto aos agricultores, quanto as escolas do Município e principalmente contribuir com a integração entre a teoria e a prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.