Este trabalho discorre sobre resultado parcial de uma pesquisa que teve como objetivo geral diagnosticar a formulação de políticas municipais em Paudalho-PE-Brasil e como objetivos específicos: identificar se o município optou por organizar sistema de ensino próprio; verificar se o município elaborou o Plano Municipal de Educação (PME); averiguar se a sociedade civil participou do PME; conhecer metas do PME e seus maiores desafios. Sob abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória constituiu-se em um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, mediante entrevista semi-estruturada e análise documental. O PME textualiza macro políticas locais conforme Ferraz (2008), em contexto da produção de texto, e nas micro políticas escolares no contexto da prática, elas sofrerão recontextualização (BALL, 2006). Verificou-se que o município elaborou o PME de acordo com premissas normativas que enfatizam a importância da sua realização com ampla participação social, cujos agentes foram a equipe da Secretaria de Educação, conselho de pais, representantes do poder executivo, gestores, professores, funcionários e outros componentes da sociedade civil. O PME contém 15 metas e 150 estratégias, sendo mais desafiadoras as metas 2, 5, 6, 7 e 17, e dentre essas a 6, 7 e 17 correspondem à educação em tempo integral, qualidade da educação e valorização dos profissionais do magistério. Conclui-se que o município possui um sistema próprio de ensino, estando de acordo com a LDB, e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estão refletidas no PME.