POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE EM SUA FORMULAÇÃO: O CASO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48618 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4576 "inscrito_id" => 11171 "titulo" => "POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE EM SUA FORMULAÇÃO: O CASO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre resultado parcial de uma pesquisa que teve como objetivo geral diagnosticar a formulação de políticas municipais em Paudalho-PE-Brasil e como objetivos específicos: identificar se o município optou por organizar sistema de ensino próprio; verificar se o município elaborou o Plano Municipal de Educação (PME); averiguar se a sociedade civil participou do PME; conhecer metas do PME e seus maiores desafios. Sob abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória constituiu-se em um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, mediante entrevista semi-estruturada e análise documental. O PME textualiza macro políticas locais conforme Ferraz (2008), em contexto da produção de texto, e nas micro políticas escolares no contexto da prática, elas sofrerão recontextualização (BALL, 2006). Verificou-se que o município elaborou o PME de acordo com premissas normativas que enfatizam a importância da sua realização com ampla participação social, cujos agentes foram a equipe da Secretaria de Educação, conselho de pais, representantes do poder executivo, gestores, professores, funcionários e outros componentes da sociedade civil. O PME contém 15 metas e 150 estratégias, sendo mais desafiadoras as metas 2, 5, 6, 7 e 17, e dentre essas a 6, 7 e 17 correspondem à educação em tempo integral, qualidade da educação e valorização dos profissionais do magistério. Conclui-se que o município possui um sistema próprio de ensino, estando de acordo com a LDB, e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estão refletidas no PME." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, METAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID11171_17092018231409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "clarinha_mco@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48618 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4576 "inscrito_id" => 11171 "titulo" => "POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE EM SUA FORMULAÇÃO: O CASO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre resultado parcial de uma pesquisa que teve como objetivo geral diagnosticar a formulação de políticas municipais em Paudalho-PE-Brasil e como objetivos específicos: identificar se o município optou por organizar sistema de ensino próprio; verificar se o município elaborou o Plano Municipal de Educação (PME); averiguar se a sociedade civil participou do PME; conhecer metas do PME e seus maiores desafios. Sob abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória constituiu-se em um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, mediante entrevista semi-estruturada e análise documental. O PME textualiza macro políticas locais conforme Ferraz (2008), em contexto da produção de texto, e nas micro políticas escolares no contexto da prática, elas sofrerão recontextualização (BALL, 2006). Verificou-se que o município elaborou o PME de acordo com premissas normativas que enfatizam a importância da sua realização com ampla participação social, cujos agentes foram a equipe da Secretaria de Educação, conselho de pais, representantes do poder executivo, gestores, professores, funcionários e outros componentes da sociedade civil. O PME contém 15 metas e 150 estratégias, sendo mais desafiadoras as metas 2, 5, 6, 7 e 17, e dentre essas a 6, 7 e 17 correspondem à educação em tempo integral, qualidade da educação e valorização dos profissionais do magistério. Conclui-se que o município possui um sistema próprio de ensino, estando de acordo com a LDB, e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estão refletidas no PME." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, METAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID11171_17092018231409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "clarinha_mco@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }