Com as reformas educacionais da década de 1990 do século XX, a educação brasileira vem se transformando aceleradamente, cujo objetivo é o de se adaptar aos interesses dos órgãos internacionais que dominam a economia mundial. Essas mudanças vão se tornando mais intensas orientadas pelos receituários neoliberais que visam o desmonte do Estado para as políticas sociais e a privatização da educação pública. É considerando essa realidade que realizamos o presente estudo, o qual vem investigar as condições de trabalho dos docentes, a partir dos discursos dos servidores que atuam como efetivos e como contratados temporários na rede municipal de educação básica de Taquarana em Alagoas. A pesquisa com abordagem qualitativa adotou um roteiro de questões semiestruturadas. Esta baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa e estudos bibliográficos a partir de autores, como: Costa (2009), Florencio, et.al. (2009), Melo (2007), Orlandi (2005), Tonet (2012), dentre outros que fundamentam esse estudo. Diante dos discursos dos docentes que atuam na educação básica do município de Taquarana/AL, enfatizamos que a educação pública municipal está tendo modificações que resultam em precarização acerca das condições de trabalho dos docentes que atuam na educação pública municipal do referido município.