Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE TAQUARANA/ALAGOAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, ANÁLISE DO DISCURSO Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46762
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1162
    "inscrito_id" => 6539
    "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE TAQUARANA/ALAGOAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO"
    "resumo" => "Com as reformas educacionais da década de 1990 do século XX, a educação brasileira vem se transformando aceleradamente, cujo objetivo é o de se adaptar aos interesses dos órgãos internacionais que dominam a economia mundial. Essas mudanças vão se tornando mais intensas orientadas pelos receituários neoliberais que visam o desmonte do Estado para as políticas sociais e a privatização da educação pública. É considerando essa realidade que realizamos o presente estudo, o qual vem investigar as condições de trabalho dos docentes, a partir dos discursos dos servidores que atuam como efetivos e como contratados temporários na rede municipal de educação básica de Taquarana em Alagoas. A pesquisa com abordagem qualitativa adotou um roteiro de questões semiestruturadas. Esta baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa e estudos bibliográficos a partir de autores, como: Costa (2009), Florencio, et.al. (2009), Melo (2007), Orlandi (2005), Tonet (2012), dentre outros que fundamentam esse estudo. Diante dos discursos dos docentes que atuam na educação básica do município de Taquarana/AL, enfatizamos que a educação pública municipal está tendo modificações que resultam em precarização acerca das condições de trabalho dos docentes que atuam na educação pública municipal do referido município."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, ANÁLISE DO DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID6539_01092018225538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessacosta.ufal@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46762
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1162
    "inscrito_id" => 6539
    "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE TAQUARANA/ALAGOAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO"
    "resumo" => "Com as reformas educacionais da década de 1990 do século XX, a educação brasileira vem se transformando aceleradamente, cujo objetivo é o de se adaptar aos interesses dos órgãos internacionais que dominam a economia mundial. Essas mudanças vão se tornando mais intensas orientadas pelos receituários neoliberais que visam o desmonte do Estado para as políticas sociais e a privatização da educação pública. É considerando essa realidade que realizamos o presente estudo, o qual vem investigar as condições de trabalho dos docentes, a partir dos discursos dos servidores que atuam como efetivos e como contratados temporários na rede municipal de educação básica de Taquarana em Alagoas. A pesquisa com abordagem qualitativa adotou um roteiro de questões semiestruturadas. Esta baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa e estudos bibliográficos a partir de autores, como: Costa (2009), Florencio, et.al. (2009), Melo (2007), Orlandi (2005), Tonet (2012), dentre outros que fundamentam esse estudo. Diante dos discursos dos docentes que atuam na educação básica do município de Taquarana/AL, enfatizamos que a educação pública municipal está tendo modificações que resultam em precarização acerca das condições de trabalho dos docentes que atuam na educação pública municipal do referido município."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, ANÁLISE DO DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID6539_01092018225538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessacosta.ufal@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com as reformas educacionais da década de 1990 do século XX, a educação brasileira vem se transformando aceleradamente, cujo objetivo é o de se adaptar aos interesses dos órgãos internacionais que dominam a economia mundial. Essas mudanças vão se tornando mais intensas orientadas pelos receituários neoliberais que visam o desmonte do Estado para as políticas sociais e a privatização da educação pública. É considerando essa realidade que realizamos o presente estudo, o qual vem investigar as condições de trabalho dos docentes, a partir dos discursos dos servidores que atuam como efetivos e como contratados temporários na rede municipal de educação básica de Taquarana em Alagoas. A pesquisa com abordagem qualitativa adotou um roteiro de questões semiestruturadas. Esta baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa e estudos bibliográficos a partir de autores, como: Costa (2009), Florencio, et.al. (2009), Melo (2007), Orlandi (2005), Tonet (2012), dentre outros que fundamentam esse estudo. Diante dos discursos dos docentes que atuam na educação básica do município de Taquarana/AL, enfatizamos que a educação pública municipal está tendo modificações que resultam em precarização acerca das condições de trabalho dos docentes que atuam na educação pública municipal do referido município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.