A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino fundamental para políticas públicas sócias. No Brasil historicamente vamos evoluído no processo educacional com marcos institucionais, promoção de leis, e prosseguindo de acordo com as necessidades e moldes produzidos no próprio território nacional como também se baseando em filosofias exóticas, que possam comungar com as necessidades locais ou até mesmo com o modismo do mercado. Partindo dessa premissa objetivamos ouvir a opinião dos alunos em relação ao processo educacional do EJA, observando as suas
expectativas de mudança e escolhas da modalidade, assim como metas almejadas pelos mesmos e o que levou a escolha dessa categoria. As coletas de dados foram realizadas em duas escolas: a Escola Estadual de Ensino
undamental e Médio Inovador Padre Manoel Otaviano localizada no município de Ibiara – PB que atende alunos do EJA do Ensino Médio nos últimos dois ciclos do curso; e na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vilema Pereira Xavier que fica no município de Conceição – PB que atende alunos do EJA no ensino fundamental nos três primeiros ciclos. Esse trabalho demostrou que os alunos apresentam uma visão contextualizada da necessidade da Educação de
Jovens e Adultos, com apontamentos relativos ao setor administrativo, mas também sociais metodologias e didática. A EJA foi evidenciada pelo perfil dos educandos e de suas comunidades, em que fica evidenciado o conhecimento e intelectual gradual de suas comunidades. Assim como o que eles almejam para educação e toda sociedade.