O presente artigo tem como objetivo propor e analisar os recursos pedagógicos adaptados no ensino de geometria para uma estudante com deficiência visual no município de Formosa-GO. Apresenta uma proposta de construção de recursos pedagógicos adaptados para o ensino dos conceitos de círculo, circunferência, raio e diâmetro explorados no 8º ano do ensino fundamental numa perspectiva inclusiva. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com foco em uma pesquisa participante. Inicialmente, buscamos conhecer sobre o perfil da estudante por meio de uma entrevista. A construção do material adaptado ocorreu de forma dialógica com a estudante cega, em que o feedback da mesma provocava alterações significativas no recurso adaptado, com o objetivo de atingir um caráter inclusivo. A utilização do recurso pedagógico adaptado ocorreu por meio da professora/pesquisadora nos momentos destinados ao Atendimento Educacional Especializado realizado na sala de recursos da escola. A interação estudante-recurso adaptado foi gravada e analisada em um segundo momento. Consideramos que a estudante com deficiência visual conseguiu perceber por meio do recurso pedagógico adaptado os conceitos abordados, destacamos aqui a demonstração de alegria e entusiasmo da mesma, no momento em que conseguiu tocar o recurso e identificar os conceitos de raio e diâmetro na prática.