Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48128
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 3276
    "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3276_30082018192240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48128
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 3276
    "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3276_30082018192240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.