Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários.