Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SOFTWARES COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48502
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2533
    "inscrito_id" => 7707
    "titulo" => "OS SOFTWARES COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Conscientes da importância da implementação de novos recursos para a educação, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta metodológica utilizando softwares para o ensino da matemática. O presente trabalho vem apresentar os resultados de três oficinas realizadas com os alunos de uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual de Mamanguape – PB, cujo objetivo específico foi utilizar os softwares Números primos, Excel e Power point, para auxiliar no estudo de operações básicas como o cálculo do MMC, uma vez que os softwares são uma potencial ferramenta tecnológica capaz de despertar o interesse do aluno em aprender a matemática. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 24 alunos da turma do 7° ano que vivenciaram e utilizaram os potenciais recursos dos softwares que permitem uma melhor visualização e representação de conceitos que muitas das vezes se torna complexo, pelo fato de o aluno não conseguir associar com os conhecimentos que ele já possui. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os alunos apresentavam muitas dificuldades em abstrair os conceitos, que a partir da utilização dos softwares, foi possível a assimilação e representação de tais conceitos em sua organização cognitiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7707_10092018132754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS BENJAMIN GOMES PIRES RAMOS ORANGE"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS BENJAMIN"
    "autor_email" => "carlosbenjamin.cb18@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48502
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2533
    "inscrito_id" => 7707
    "titulo" => "OS SOFTWARES COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Conscientes da importância da implementação de novos recursos para a educação, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta metodológica utilizando softwares para o ensino da matemática. O presente trabalho vem apresentar os resultados de três oficinas realizadas com os alunos de uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual de Mamanguape – PB, cujo objetivo específico foi utilizar os softwares Números primos, Excel e Power point, para auxiliar no estudo de operações básicas como o cálculo do MMC, uma vez que os softwares são uma potencial ferramenta tecnológica capaz de despertar o interesse do aluno em aprender a matemática. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 24 alunos da turma do 7° ano que vivenciaram e utilizaram os potenciais recursos dos softwares que permitem uma melhor visualização e representação de conceitos que muitas das vezes se torna complexo, pelo fato de o aluno não conseguir associar com os conhecimentos que ele já possui. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os alunos apresentavam muitas dificuldades em abstrair os conceitos, que a partir da utilização dos softwares, foi possível a assimilação e representação de tais conceitos em sua organização cognitiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7707_10092018132754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS BENJAMIN GOMES PIRES RAMOS ORANGE"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS BENJAMIN"
    "autor_email" => "carlosbenjamin.cb18@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Conscientes da importância da implementação de novos recursos para a educação, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta metodológica utilizando softwares para o ensino da matemática. O presente trabalho vem apresentar os resultados de três oficinas realizadas com os alunos de uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual de Mamanguape – PB, cujo objetivo específico foi utilizar os softwares Números primos, Excel e Power point, para auxiliar no estudo de operações básicas como o cálculo do MMC, uma vez que os softwares são uma potencial ferramenta tecnológica capaz de despertar o interesse do aluno em aprender a matemática. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 24 alunos da turma do 7° ano que vivenciaram e utilizaram os potenciais recursos dos softwares que permitem uma melhor visualização e representação de conceitos que muitas das vezes se torna complexo, pelo fato de o aluno não conseguir associar com os conhecimentos que ele já possui. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os alunos apresentavam muitas dificuldades em abstrair os conceitos, que a partir da utilização dos softwares, foi possível a assimilação e representação de tais conceitos em sua organização cognitiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.