O objetivo do presente trabalho é analisar qual a contribuição da Área de Aprofundamento em Educação Especial, conjunto de 4 disciplinas oferecidas no último período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, para que os professores tenham práticas inclusivas em sala de aula, buscando levantar importantes reflexões para a área. Para desenvolver essa pesquisa mantivemos contato com a direção de uma Escola de caráter público, situada no município de João Pessoa, no bairro do Geisel, onde observamos dois professores com formação em Pedagogia com área de Aprofundamento em Educação Especial – pela UFPB -, e cinco professores com formação em Pedagogia em outras diferentes áreas de aprofundamento do curso. Através de observações das práticas docentes desses professores, no período de junho a setembro2016, acompanhada de registro num diário de campo, submetemos os registros feitos à análise qualitativa, tendo por base quatro categorias analíticas construídas a partir dos estudos do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa demonstraram que a área de aprofundamento em Educação Especial torna a prática dos professores mais inclusiva. Diante disso, reconhecemos que a área de aprofundamento em educação especial de fato, contribui para a melhoria da formação em prol da inclusão e a melhoria da Educação Básica.