Desde que o Brasil iniciou como nação independente, estabeleceu metas de crescimento e desenvolvimento social. Os governos subsequentes buscaram formas de promover um crescimento que garantisse à todos as mesmas oportunidades. Os diversos setores e grupos sociais foram aos poucos sendo inseridos nesse projeto de nação, mas, ainda há muito o que se fazer para promover a igualdade social, em especial no campo educacional. Os entraves ao desenvolvimento da educação no Brasil, impedem o crescimento pleno da nação e limitam as oportunidades aos menos favorecidos economicamente. Os fatores limitantes são diferentes dependendo da região analisada e das peculiaridades regionais e sociais. Entender o panorama educacional brasileiro, a partir da análise local, permite compreender como o processo de universalização do ensino se efetiva nos diferentes municípios brasileiros, visto que, muitas vezes os índices globais apresentados pelos órgãos federais não refletem diretamente o cenário local. Utilizando dados secundários do IBGE, UNICEF apresentamos o cenário educacional do Ensino Médio do município de Rondonópolis, tendo por referência a série histórica de 2005 à 2015, utilizando como dados, os índices de aumento populacional, número de escolas e matrículas e quantidade de professores presentes no município ao longo do período estudado. A análise dos dados permite concluir que o município apresenta valores dos índices analisados correspondentes ao crescimento populacional, com aumento no número de escolas, matrículas e de professores que trabalham no Ensino Médio, apesar de que, existem ainda muitos desafios a serem superados, como a evasão escolar e estabelecimento de parâmetros de qualidade do ensino e proficiência dos alunos.