O presente artigo objetiva relatar a experiência e aplicação de uma intervenção socioambiental, desenvolvida com as turmas do 6º e 7º ano de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Lagoa de Itaenga/PE, especificamente no Distrito Camboa, na qual, teve o objetivo de sensibilizar os alunos a respeito da degradação da mata ciliar do rio Capibaribe, por meio da Educação Ambiental, que é uma ferramenta muito importante para concepção de valores, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do Meio Ambiente. O processo de sensibilização, se deu na relação teoria-prática e do modo participativo e sua aplicação sucedeu em quatro atividades, são elas: aula de campo diagnóstica, confecção de desenhos, palestra e plantação de mudas nativas nas margens do rio, na perspectiva do diálogo e da solução de um problema local presente no cotidiano dos alunos. A ausência da mata ciliar do rio Capibaribe resulta no assoreamento do rio e interfere na quantidade e qualidade da água, visto que seu curso d'água passa a aproximadamente 130 metros da escola