Este trabalho apresenta experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificadamente no subprojeto Recursos pedagógicos como facilitadores no aprendizado da matemática para alunos com deficiência intelectual, desenvolvido em uma escola da rede pública de Maceió/AL. É importante destacar que a Matemática é uma ciência que faz parte da vida de todos e tem fundamental papel em diversas situações do cotidiano, devendo ser contemplada no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos. Sendo assim, nesse estudo procurou-se desenvolver recursos pedagógicos para o ensino de conteúdos da Matemática, com o intuito de auxiliar na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) no 6º Ano do Ensino Fundamental e refletir sobre a sua aplicabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem participante, que utilizou na produção de dados a observação, com registro em diário de campo. Os resultados evidenciaram que, através da parceria entre Pibid Diversidade e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais e de Matemática, houve um maior estímulo por parte do docente da disciplina para o ensino dos alunos, bem como o uso de novos recursos metodológicos que fomentaram o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos, sendo fundamental no processo de aprendizagem destes. Por fim, verificou-se que os recursos utilizados promoveram novos sentidos e significados ao aprendizado da matemática no cotidiano dos alunos.