Essa investigação teve como objetivo analisar através de um estudo bibliográfico, os desafios do elemento dança no contexto escolar trabalhado no componente de Educação Física. Entretanto, a Educação Físicas enquanto componente curricular da educação básica, aborda os mais diversos conteúdos, englobando todas as práticas corporais. Portanto, é nessa perspectiva que se insere o conteúdo dança como parte integrante da cultura corporal do ser humano. Sendo assim, o conteúdo dança apresenta-se como elemento constitutivo do componente curricular da Educação Física, tendo o corpo como principal instrumento para sua expressão. Contudo, o conteúdo dança na escola sofre uma desvalorização que vem sendo motivada principalmente por uma visão sexista, entretanto, além do sexíssimo a atividade dança como também o docente da Educação Física tem enfrentado desafios no seu cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica do professor. Em suma, os resultados desta investigação demonstram que a grande problemática para o desenvolvimento da dança no contexto escolar dá-se basicamente pela formação deficitária do docente durante a sua formação acadêmica.