Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR, COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, CONTEXTO ESCOLAR. Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48448
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1197
    "inscrito_id" => 8979
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR, COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Essa investigação teve como objetivo analisar através de um estudo bibliográfico, os desafios do elemento dança no contexto escolar trabalhado no componente de Educação Física. Entretanto, a Educação Físicas enquanto componente curricular da educação básica, aborda os mais diversos conteúdos, englobando todas as práticas corporais. Portanto, é nessa perspectiva que se insere o conteúdo dança como parte integrante da cultura corporal do ser humano. Sendo assim, o conteúdo dança apresenta-se como elemento constitutivo do componente curricular da Educação Física, tendo o corpo como principal instrumento para sua expressão. Contudo, o conteúdo dança na escola sofre uma desvalorização que vem sendo motivada principalmente por uma visão sexista, entretanto, além do sexíssimo a atividade dança como também o docente da Educação Física tem enfrentado desafios no seu cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica do professor. Em suma, os resultados desta investigação demonstram que a grande problemática para o desenvolvimento da dança no contexto escolar dá-se basicamente pela formação deficitária do docente durante a sua formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, CONTEXTO ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8979_02092018202109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENALDO DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professor.dancejunioroliv"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48448
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1197
    "inscrito_id" => 8979
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR, COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Essa investigação teve como objetivo analisar através de um estudo bibliográfico, os desafios do elemento dança no contexto escolar trabalhado no componente de Educação Física. Entretanto, a Educação Físicas enquanto componente curricular da educação básica, aborda os mais diversos conteúdos, englobando todas as práticas corporais. Portanto, é nessa perspectiva que se insere o conteúdo dança como parte integrante da cultura corporal do ser humano. Sendo assim, o conteúdo dança apresenta-se como elemento constitutivo do componente curricular da Educação Física, tendo o corpo como principal instrumento para sua expressão. Contudo, o conteúdo dança na escola sofre uma desvalorização que vem sendo motivada principalmente por uma visão sexista, entretanto, além do sexíssimo a atividade dança como também o docente da Educação Física tem enfrentado desafios no seu cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica do professor. Em suma, os resultados desta investigação demonstram que a grande problemática para o desenvolvimento da dança no contexto escolar dá-se basicamente pela formação deficitária do docente durante a sua formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, CONTEXTO ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8979_02092018202109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENALDO DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professor.dancejunioroliv"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa investigação teve como objetivo analisar através de um estudo bibliográfico, os desafios do elemento dança no contexto escolar trabalhado no componente de Educação Física. Entretanto, a Educação Físicas enquanto componente curricular da educação básica, aborda os mais diversos conteúdos, englobando todas as práticas corporais. Portanto, é nessa perspectiva que se insere o conteúdo dança como parte integrante da cultura corporal do ser humano. Sendo assim, o conteúdo dança apresenta-se como elemento constitutivo do componente curricular da Educação Física, tendo o corpo como principal instrumento para sua expressão. Contudo, o conteúdo dança na escola sofre uma desvalorização que vem sendo motivada principalmente por uma visão sexista, entretanto, além do sexíssimo a atividade dança como também o docente da Educação Física tem enfrentado desafios no seu cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica do professor. Em suma, os resultados desta investigação demonstram que a grande problemática para o desenvolvimento da dança no contexto escolar dá-se basicamente pela formação deficitária do docente durante a sua formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.