RESUMO: Uma análise mais profunda do panorama educacional brasileiro, evidencia que apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, ainda há muito que se fazer para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os entraves observados no ambiente escolar, os relativos à leitura são bastante evidentes, dessa maneira, o presente estudo versou acerca das dificuldades de leitura no processo de alfabetização, apoiando-se na ideia de que o trabalho de aprendizagem da referida habilidade vai bem além da aquisição de conhecimento sobre os signos e se torna imprescindível na formação crítica e social do indivíduo. Nesta perspectiva, o artigo pautou-se na abordagem qualitativa e de campo, que proporcionou a compreensão do assunto em pauta e permitiu ter uma visão mais ampla da realidade escolar. Teve-se como objetivos: Identificar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização, Determinar que tipo de influência os alunos recebem do ambiente escolar e familiar no processo de aquisição da leitura e Destacar a relevância do exemplo e do incentivo para desenvolvimento pleno da habilidade de ler. Para tanto, fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Vygotsky (1984), Freire (2001), Solé (1998) e Jolibert (1994), os quais defendem a importância das relações sociais e do ambiente de convívio na formação de leitores. Portanto, aprender a ler é um processo que vai além de habilidades, é uma trajetória as vezes lenta mas, prazerosa. O hábito da leitura é indicado como uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio lógico, capacidade de interpretação de mundo e o senso crítico.
Palavras-chave: Dificuldade de Leitura. Alfabetização. Formação Social.