O PROCESSO DE LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS E DESAFIOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48235 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "O PROCESSO DE LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS E DESAFIOS" "resumo" => """ RESUMO: Uma análise mais profunda do panorama educacional brasileiro, evidencia que apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, ainda há muito que se fazer para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os entraves observados no ambiente escolar, os relativos à leitura são bastante evidentes, dessa maneira, o presente estudo versou acerca das dificuldades de leitura no processo de alfabetização, apoiando-se na ideia de que o trabalho de aprendizagem da referida habilidade vai bem além da aquisição de conhecimento sobre os signos e se torna imprescindível na formação crítica e social do indivíduo. Nesta perspectiva, o artigo pautou-se na abordagem qualitativa e de campo, que proporcionou a compreensão do assunto em pauta e permitiu ter uma visão mais ampla da realidade escolar. Teve-se como objetivos: Identificar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização, Determinar que tipo de influência os alunos recebem do ambiente escolar e familiar no processo de aquisição da leitura e Destacar a relevância do exemplo e do incentivo para desenvolvimento pleno da habilidade de ler. Para tanto, fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Vygotsky (1984), Freire (2001), Solé (1998) e Jolibert (1994), os quais defendem a importância das relações sociais e do ambiente de convívio na formação de leitores. Portanto, aprender a ler é um processo que vai além de habilidades, é uma trajetória as vezes lenta mas, prazerosa. O hábito da leitura é indicado como uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio lógico, capacidade de interpretação de mundo e o senso crítico.\r\n \r\n Palavras-chave: Dificuldade de Leitura. Alfabetização. Formação Social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1574_09092018163603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOVALDO DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISTOVALDO" "autor_email" => "cristovaldosousa@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48235 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "O PROCESSO DE LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS E DESAFIOS" "resumo" => """ RESUMO: Uma análise mais profunda do panorama educacional brasileiro, evidencia que apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, ainda há muito que se fazer para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os entraves observados no ambiente escolar, os relativos à leitura são bastante evidentes, dessa maneira, o presente estudo versou acerca das dificuldades de leitura no processo de alfabetização, apoiando-se na ideia de que o trabalho de aprendizagem da referida habilidade vai bem além da aquisição de conhecimento sobre os signos e se torna imprescindível na formação crítica e social do indivíduo. Nesta perspectiva, o artigo pautou-se na abordagem qualitativa e de campo, que proporcionou a compreensão do assunto em pauta e permitiu ter uma visão mais ampla da realidade escolar. Teve-se como objetivos: Identificar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização, Determinar que tipo de influência os alunos recebem do ambiente escolar e familiar no processo de aquisição da leitura e Destacar a relevância do exemplo e do incentivo para desenvolvimento pleno da habilidade de ler. Para tanto, fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Vygotsky (1984), Freire (2001), Solé (1998) e Jolibert (1994), os quais defendem a importância das relações sociais e do ambiente de convívio na formação de leitores. Portanto, aprender a ler é um processo que vai além de habilidades, é uma trajetória as vezes lenta mas, prazerosa. O hábito da leitura é indicado como uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio lógico, capacidade de interpretação de mundo e o senso crítico.\r\n \r\n Palavras-chave: Dificuldade de Leitura. Alfabetização. Formação Social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1574_09092018163603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOVALDO DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISTOVALDO" "autor_email" => "cristovaldosousa@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }