O presente estudo vem discutir sobre como escolas publicas de Ensino Fundamental I desenvolvem ações e efetivam fazeres que visem proporcionar uma educação inclusiva nos seus dia a dia. Contudo trazem-se os seguintes objetivos: Pesquisar como estas escolas tem proporcionado no dia a dia uma educação que inclua sujeitos que necessitam desse fazer. Assim como: Entender quais são essas praticas e fazeres que visem à educação inclusiva na escola. E ainda: Perceber onde essas ações e esses fazeres tem chegado. A metodologia adotada liga-se diretamente a aspectos da pesquisa qualitativa. São estudados quatro professores de quatro Escolas públicas de Ensino Fundamental I da cidade de Mossoró-RN. Os sujeitos são estudados através de um questionário com duas perguntas fechadas. O lócus da pesquisa serão as escolas: A Escola Municipal Francisco De Assis Batista, a Escola Municipal Celina Guimaraes Viana, a Escola Municipal Professora Dolores Freire De Andrade, e a Escola Municipal Joaquim Da Silveira Borges. Alcançou-se resultados como: Muitas ainda são as dificuldades enfrentadas por estas Escolas quando assumem o papel de abraçar a causa de uma educação que inclui quem precisa ser incluído. Há dificuldades quanto à formação inicial desses professores que não recebem o suporte necessário para essa atuação nessa formação. Como de estrutura financeira, que não dá condições desse professor de realizar praticas e fazeres frente a esta nova forma de fazer inclusão. Há uma contradição entre as diferentes praticas dos professores estudados, que acham e veem o ato de incluir de forma distinta. A escola ainda tem muito que fazer para efetivar uma educação que de fato inclua.