Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades.