Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4824
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 351
    "titulo" => "A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR"
    "resumo" => "Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_13_23_18_idinscrito_351_8a68649d9fd7d04bcdaa38a8a0996f1b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE DE LUNA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE DE LUNA"
    "autor_email" => "raiannedyluna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4824
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 351
    "titulo" => "A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR"
    "resumo" => "Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_13_23_18_idinscrito_351_8a68649d9fd7d04bcdaa38a8a0996f1b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE DE LUNA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE DE LUNA"
    "autor_email" => "raiannedyluna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.