O projeto que ora se relata, foi desenvolvido como parte integrante do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foi desenvolvido na Escola Estadual Obdúlia Dantas, localizada em Catolé do Rocha - PB, com a participação dos alunos do 2° ano do Ensino Médio. Tivemos como objetivo despertar o interesse para a produção de texto, através do desenvolvimento da escrita dos alunos. Utilizamos um aporte teórico centrado em: Arantes (1982), Bazerman (2005), Bezerra (2007), Dolz, Noverraz e Sheneuwly (2004), Cunha (2007), Marinho & Pinheiro (2012) e PCNsEM (1999), entre outros. O referido projeto proporcionou aos discentes uma reflexão crítica acerca dos discursos que estereotipam o povo nordestino, de forma a promover um crescimento crítico. E através da prática da reescrita os textos elaborados foram aprimorados, e os alunos puderam reconhecer a importância do texto escrito para a construção de ideias. Acreditamos que a utilização da sequência didática nas aulas de produção textual enriqueceu a escrita e a capacidade crítica dos estudantes.