Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS BÁSICAS DE GUARABIRA NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PIBID/CH/UEPB): ARTICULANDO LITERATURA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

A complexidade do mundo exige novas perspectivas de construção do conhecimento. Hoje, há pouco espaço para o ensino fragmentado, dividido entre disciplinas estanques. E os sujeitos e as instituições devem ter uma ideia da totalidade dos conhecimentos e realizar conexões para isto. No entanto, muitos sujeitos e instituições de ensino, dentre elas as escolas básicas, ainda não perceberam a importância de uma proposta de ensino-aprendizagem centrada na interconexão entre as disciplinas – a interdisciplinaridade – por essa razão, tais práticas são pouco freqüentes. Esse cenário foi observado durante o período de execução do Subprojeto de Língua Portuguesa em três escolas básicas de Guarabira/PB. E diante dele, duas questões foram levantadas: por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou nessas escolas? Que contribuições interdisciplinares o Subprojeto de Língua Portuguesa pode trazer para as escolas? A partir desses questionamentos objetivamos analisar a realidade das práticas interdisciplinares nas citadas escolas e levantar dados para futuras intervenções pelo Subprojeto de LP. Para a consecução dos objetivos algumas contribuições teóricas advindas de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSU, 1992), (GERALDI, 1998), (BACCEGA, 1995), (FOUCAULT, 2007), (MORIN, 2002), (DIMAS, 1994) foram imprescindíveis. Adotou-se a pesquisa de campo de cunho quantitativo/qualitativo, com a participação de 10 (dez) professores das três escolas. Concluiu-se que as práticas interdisciplinares nas escolas ainda são poucas/esporádicas, apesar de 80% dos entrevistados admitirem realizá-las. Há um descompasso entre o dito e o realizado. Há professores que conhecem os princípios interdisciplinares e tentam aplicá-los na sala de aula. Entretanto, há professores quase alheios à integralidade do conhecimento. São poucos os que se aventuram na inter-relação entre as disciplinas. O PIBID através do Subprojeto de Língua Portuguesa pode discutir e construir com os professores, os elementos teóricos metodológicos necessários às propostas interdisciplinares. Palavras-Chave: Interdisciplinaridade – Escola – PIBID – Língua Portuguesa

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