Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS E PRÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGE Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48229
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A inclusão escolar é um processo que visa atender e incluir pessoas com algum tipo de necessidade educacional específica em âmbito escolar e, assim prepará-las para enfrentar os desafios do (com) viver em sociedade de forma independente e igualitária. Portanto, as pessoas com necessidades educacionais específicas devem ser atendidas pelo processo de inclusão dentro de cada instituição de ensino, exigindo assim que o professor utilize metodologias assistivas que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos principalmente no que se refere ao ensino das ciências. Durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEEs, cabe ao professor enquanto sujeito mediador do conhecimento, fazer intervenções pedagógicas capazes de atender as necessidades individuais de cada aluno, garantindo assim a qualidade do processo de aprendizagem dos educandos. Logo este estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de Biologia de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no IFMA Campus Caxias-Ma. Através de um estudo de caso por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como público alvo alunos com NEE e professores de Biologia. Através do estudo evidenciou-se que os professores não estão preparos didaticamente para ensinar alunos com NEE, assim dificultando o processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Portanto, torna-se necessário que estes professores recebam treinamento, uma formação adequada no que diz respeito à Educação Especial para que este quadro sofra  mudanças positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS E PRÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID3891_27082018171914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO DA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "richadcarvalho1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48229
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A inclusão escolar é um processo que visa atender e incluir pessoas com algum tipo de necessidade educacional específica em âmbito escolar e, assim prepará-las para enfrentar os desafios do (com) viver em sociedade de forma independente e igualitária. Portanto, as pessoas com necessidades educacionais específicas devem ser atendidas pelo processo de inclusão dentro de cada instituição de ensino, exigindo assim que o professor utilize metodologias assistivas que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos principalmente no que se refere ao ensino das ciências. Durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEEs, cabe ao professor enquanto sujeito mediador do conhecimento, fazer intervenções pedagógicas capazes de atender as necessidades individuais de cada aluno, garantindo assim a qualidade do processo de aprendizagem dos educandos. Logo este estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de Biologia de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no IFMA Campus Caxias-Ma. Através de um estudo de caso por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como público alvo alunos com NEE e professores de Biologia. Através do estudo evidenciou-se que os professores não estão preparos didaticamente para ensinar alunos com NEE, assim dificultando o processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Portanto, torna-se necessário que estes professores recebam treinamento, uma formação adequada no que diz respeito à Educação Especial para que este quadro sofra  mudanças positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS E PRÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID3891_27082018171914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO DA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "richadcarvalho1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A inclusão escolar é um processo que visa atender e incluir pessoas com algum tipo de necessidade educacional específica em âmbito escolar e, assim prepará-las para enfrentar os desafios do (com) viver em sociedade de forma independente e igualitária. Portanto, as pessoas com necessidades educacionais específicas devem ser atendidas pelo processo de inclusão dentro de cada instituição de ensino, exigindo assim que o professor utilize metodologias assistivas que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos principalmente no que se refere ao ensino das ciências. Durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEEs, cabe ao professor enquanto sujeito mediador do conhecimento, fazer intervenções pedagógicas capazes de atender as necessidades individuais de cada aluno, garantindo assim a qualidade do processo de aprendizagem dos educandos. Logo este estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de Biologia de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no IFMA Campus Caxias-Ma. Através de um estudo de caso por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como público alvo alunos com NEE e professores de Biologia. Através do estudo evidenciou-se que os professores não estão preparos didaticamente para ensinar alunos com NEE, assim dificultando o processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Portanto, torna-se necessário que estes professores recebam treinamento, uma formação adequada no que diz respeito à Educação Especial para que este quadro sofra mudanças positivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.