A inclusão escolar é um processo que visa atender e incluir pessoas com algum tipo de necessidade educacional específica em âmbito escolar e, assim prepará-las para enfrentar os desafios do (com) viver em sociedade de forma independente e igualitária. Portanto, as pessoas com necessidades educacionais específicas devem ser atendidas pelo processo de inclusão dentro de cada instituição de ensino, exigindo assim que o professor utilize metodologias assistivas que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos principalmente no que se refere ao ensino das ciências. Durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEEs, cabe ao professor enquanto sujeito mediador do conhecimento, fazer intervenções pedagógicas capazes de atender as necessidades individuais de cada aluno, garantindo assim a qualidade do processo de aprendizagem dos educandos. Logo este estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de Biologia de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no IFMA Campus Caxias-Ma. Através de um estudo de caso por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como público alvo alunos com NEE e professores de Biologia. Através do estudo evidenciou-se que os professores não estão preparos didaticamente para ensinar alunos com NEE, assim dificultando o processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Portanto, torna-se necessário que estes professores recebam treinamento, uma formação adequada no que diz respeito à Educação Especial para que este quadro sofra mudanças positivas.