Nossa pesquisa visou compreender as bases do pensamento que o Movimento Sem Terra tem construído para a educação. Para nortear essa discussão temos como objetivo geral: Compreender a perspectiva de educação popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a fim de refletir sobre as influencias epistemológicas que permeiam a educação do Movimento para que possamos compreender como esses pensamentos se articulam com a militância política da luta pela Reforma Agrária, principal bandeira do MST. Para responder nossos objetivos realizamos uma abordagem qualitativa a partir dos métodos de pesquisa do tipo exploratório e explicativa. Para análise dos dados, dispomos da Análise de Conteúdo Bardin (1977). Por fim, os resultados apontam que no MST predominam as práticas educativas libertadoras, a partir de ações culturais dialógicas que têm o oprimido e seu mundo, sua cultura como pontos de partida para combater a cultura dominante em busca de uma consciência crítica, da liberdade, da formação humana numa perspectiva de igualdade, solidariedade, diferente das práticas educativas bancárias silenciadoras, presentes na lógica da educação capitalista.