Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MST OCUPA A ESCOLA E PENSA UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA POR DENTRO DO SISTEMA COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO DO CAMPO, MST Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nossa pesquisa visou compreender as bases do pensamento que o Movimento Sem Terra tem construído para a educação. Para nortear essa discussão temos como objetivo geral: Compreender a perspectiva de educação popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a fim de refletir sobre as influencias epistemológicas que permeiam a educação do Movimento para que possamos compreender como esses pensamentos se articulam com a militância política da luta pela Reforma Agrária, principal bandeira do MST. Para responder nossos objetivos realizamos uma abordagem qualitativa a partir dos métodos de pesquisa do tipo exploratório e explicativa. Para análise dos dados, dispomos da Análise de Conteúdo Bardin (1977). Por fim, os resultados apontam que no MST predominam as práticas educativas libertadoras, a partir de ações culturais dialógicas que têm o oprimido e seu mundo, sua cultura como pontos de partida para combater a cultura dominante em busca de uma consciência crítica, da liberdade, da formação humana numa perspectiva de igualdade, solidariedade, diferente das práticas educativas bancárias silenciadoras, presentes na lógica da educação capitalista.

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