SILVA, Tatiana Andrade Rocha Da. Compostagem como prática interdisciplinar no ensino médio. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46722>. Acesso em: 23/12/2024 02:58
A compostagem é uma alternativa de aula prática de baixo de custo para abordar funções microbianas na ciclagem de nutrientes no solo. Tal abordagem auxiliaria na compreensão do papel fundamental dos micro-organismos no ambiente, quebrando o paradigma que esses seres são apenas causadores de doença. Dessa forma, o objetivo do trabalho é utilizar o processo de compostagem como uma ferramenta pedagógica interdisciplinar no ensino médio. Inicialmente, foi aplicado um questionário a alunos dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, RJ, visando conhecer a percepção dos mesmos sobre micro-organismos, compostagem e descarte de resíduos orgânicos. Na escola parceira, em Campos dos Goytacazes, foi construída uma composteira que utiliza matéria orgânica oriunda da merenda. As mudanças nos parâmetros de temperatura, umidade e aeração vem sendo acompanhados semanalmente, mantendo as condições ideais para atividade microbiana. Até o momento, os dados obtidos a partir das respostas de 126 alunos, entre 13 a 22 anos, do ensino fundamental e médio, revelaram que eles reconhecem os micro-organismos como seres invisíveis ao olho nu e citaram bactérias, fungos e vírus, como exemplo. Todavia, 77% apontam que a maioria dos micro-organismos são ruins. Quanto ao destino dos resíduos orgânicos produzidos em suas residências, 56% descarta-os no lixo. Neste sentido, é necessário estabelecer estratégias de ensino para apresentar os benefícios trazidos por esses seres vivos e a compostagem tem se mostrado uma ferramenta eficiente, que contempla a interdisciplinaridade de forma contextualizada, trazendo ainda temas transversais como Educação Ambiental.