O crescente avanço tecnológico vem influenciando de forma imperativa no modo de interação e nas práticas sociais do indivíduo nas diversas esferas da sociedade. Assim sendo, a universidade, enquanto principal lócus de formação inicial de professores, também precisa estar inserida nesse contexto de mudanças e inovações. Tomando como ponto de partida esse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi o de analisar como o programa curricular do curso de Letras de uma Universidade do Sul do Maranhão e seus docentes afirmaram utilizar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, no intuito de fomentar processos de autoria e autonomia na formação dos futuros professores. Para consecução de tal objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa, de viés etnográfico, e utilizamos, como instrumentos de geração de dados, questionários on line e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Os resultados apontaram que, mesmo contemplada nas orientações do programa curricular, a temática das tecnologias digitais ainda é uma lacuna e um grande hiato na formação do futuro do professor, devido à falta de formação direcionada para tal. Apesar dessa problemática, acreditamos que as tecnologias digitais possam ser ferramentas estratégicas para auxiliar nas atividades didáticas, contribuindo potencialmente para um ensino aprendizagem mais dinâmico e efetivamente mais próximo às práticas sociais letradas dos docentes e dos discentes, tendo em vista que os docentes entrevistados demonstraram proposições que visavam ressignificar a didática e a formação inicial dos futuros professores diante de uma sociedade em que as práticas sociais exigem novos letramentos e novos papéis à leitura e a escrita.