O trabalho buscou analisar os desafios das políticas públicas para formação de professores do Ensino Fundamental I com o propósito de ampliar o conhecimento sobre formação docente efetivada através das políticas educacionais, uma vez que a discussão da literatura e reflexões permitiu examinar a formação como política docente no Brasil no que se refere a garantia da formação necessária aos professores e influência da formação na prática pedagógica desenvolvida pelo professor enquanto profissional da educação. Para isso, realizou-se uma pesquisa em textos publicados entre 1996 e 2018, em livros, biblioteca virtual, artigos em PDFs, e Banco de artigos da Scientifc Eletronic Library (SciELO).Dos 100 trabalhos encontrados, apenas 4 foram selecionados e analisados de forma qualitativa. Para tanto, foram incluídos os livros, artigos, dissertações e teses que relacionavam o tema proposto, os publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os arquivos coincidentes. Os resultados evidenciaram a necessidade da implantação de uma política global para formação de professores que atenda a realidade educacional onde os professores estão inseridos, e que atendam aos desafios impostos no dado momento histórico que se encontram os sujeitos da educação.