Buscando promover o contato dos alunos da escola pública, com conteúdos referentes à interação entre arte e língua portuguesa, de acordo com os objetivos do projeto Base Artística e Reflexiva - B.A.R., procuraremos neste trabalho, apontar meios que venham possibilitar a facilitação desse processo, a partir das experiências vivenciadas na Escola Assis Chateaubriand, em Campina Grande - Paraíba, com alunos do 1º ano do ensino médio. Para tanto, escolhemos o gênero textual cordel, rico em arte e cultura, para trabalhar em sala de aula, na expectativa de resgatar a cultura popular nordestina que, apesar de nossa, nem sempre é valorizada. A partir dos procedimentos metodológicos, com base na "Literatura de cordel", observamos que a leitura de um texto com sonoridade diferente da habitual, o contato direto com a arte ilustrativa dos folhetos de cordel, a musicalidade dos versos, o humor e as diversas temáticas abordadas, além de proporcionar momentos de fruição, desperta a sensibilidade, criticidade e criatividade dos alunos. Diante disso, fundamentamo-nos nas reflexões contidas nos documentos oficiais, de teóricos como Marcuschi (2008), além de pesquisadores, como Arantes (2007), Ayala (2011), Marinho e Pinheiro (2012), entre outros.