INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: Algumas ReflexõesSILVA, Virgínia¹ - UFPBSOUSA, Luara² - UEPBResumoO presente trabalho investiga como vem se desenvolvendo a inclusão de alunos surdos no município de Sapé. Para tanto, optou por realizar uma pesquisa teórica e de campo, de cunho qualitativo, que se desenvolveu por meio de indagações junto aos educadores e aos alunos surdos. Com momentos de observação e participação nas aulas de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, realizamos entrevista com a professora da respectiva turma e com duas alunas surdas. Com base nessa investigação podemos observar que são muitas as dificuldades enfrentadas pela professora e também pelas alunas. Os resultados demonstraram que a inclusão não acontece como defende a política educacional e que muito precisa ser feito para minimizar as dificuldades dos alunos surdos, mas a principal dela se situa na formação docente. Sugerimos que haja uma política que prepare os professores para assumir turmas com alunos surdos e que esta formação seja feita em longo prazo, fortalecendo a capacidade dos professores em ensinar seus alunos, especialmente instrumentalizando-os na língua brasileira de sinais, principal veiculo de comunicação dos surdos brasileiros.Palavras-chave:Educação; inclusão; surdez; política educacional; pratica pedagógica.