Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: ALGUMAS REFLEXÕES

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4872
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: Algumas ReflexõesSILVA, Virgínia¹ - UFPBSOUSA, Luara²  - UEPBResumoO presente trabalho investiga como vem se desenvolvendo a inclusão de alunos surdos no município de Sapé. Para tanto, optou por realizar uma pesquisa teórica e de campo, de cunho qualitativo, que se desenvolveu por meio de indagações junto aos educadores e aos alunos surdos. Com momentos de observação e participação nas aulas de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, realizamos entrevista com a professora da respectiva turma e com duas alunas surdas. Com base nessa investigação podemos observar que são muitas as dificuldades enfrentadas pela professora e também pelas alunas. Os resultados demonstraram que a inclusão não acontece como defende a política educacional e que muito precisa ser feito para minimizar as dificuldades dos alunos surdos, mas a principal dela se situa na formação docente. Sugerimos que haja uma política que prepare os professores para assumir turmas com alunos surdos e que esta formação seja feita em longo prazo, fortalecendo a capacidade dos professores em ensinar seus alunos, especialmente instrumentalizando-os na língua brasileira de sinais, principal veiculo de comunicação dos surdos brasileiros.Palavras-chave:Educação; inclusão; surdez; política educacional; pratica pedagógica."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_23_08_idinscrito_1115_3045ff31dad4d2d6bf4f36ef1f263038.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA"
    "autor_email" => "vivieugenia_pedagogasp@ho"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4872
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: Algumas ReflexõesSILVA, Virgínia¹ - UFPBSOUSA, Luara²  - UEPBResumoO presente trabalho investiga como vem se desenvolvendo a inclusão de alunos surdos no município de Sapé. Para tanto, optou por realizar uma pesquisa teórica e de campo, de cunho qualitativo, que se desenvolveu por meio de indagações junto aos educadores e aos alunos surdos. Com momentos de observação e participação nas aulas de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, realizamos entrevista com a professora da respectiva turma e com duas alunas surdas. Com base nessa investigação podemos observar que são muitas as dificuldades enfrentadas pela professora e também pelas alunas. Os resultados demonstraram que a inclusão não acontece como defende a política educacional e que muito precisa ser feito para minimizar as dificuldades dos alunos surdos, mas a principal dela se situa na formação docente. Sugerimos que haja uma política que prepare os professores para assumir turmas com alunos surdos e que esta formação seja feita em longo prazo, fortalecendo a capacidade dos professores em ensinar seus alunos, especialmente instrumentalizando-os na língua brasileira de sinais, principal veiculo de comunicação dos surdos brasileiros.Palavras-chave:Educação; inclusão; surdez; política educacional; pratica pedagógica."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_23_08_idinscrito_1115_3045ff31dad4d2d6bf4f36ef1f263038.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA EUGÊNIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA"
    "autor_email" => "vivieugenia_pedagogasp@ho"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ: Algumas ReflexõesSILVA, Virgínia¹ - UFPBSOUSA, Luara² - UEPBResumoO presente trabalho investiga como vem se desenvolvendo a inclusão de alunos surdos no município de Sapé. Para tanto, optou por realizar uma pesquisa teórica e de campo, de cunho qualitativo, que se desenvolveu por meio de indagações junto aos educadores e aos alunos surdos. Com momentos de observação e participação nas aulas de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, realizamos entrevista com a professora da respectiva turma e com duas alunas surdas. Com base nessa investigação podemos observar que são muitas as dificuldades enfrentadas pela professora e também pelas alunas. Os resultados demonstraram que a inclusão não acontece como defende a política educacional e que muito precisa ser feito para minimizar as dificuldades dos alunos surdos, mas a principal dela se situa na formação docente. Sugerimos que haja uma política que prepare os professores para assumir turmas com alunos surdos e que esta formação seja feita em longo prazo, fortalecendo a capacidade dos professores em ensinar seus alunos, especialmente instrumentalizando-os na língua brasileira de sinais, principal veiculo de comunicação dos surdos brasileiros.Palavras-chave:Educação; inclusão; surdez; política educacional; pratica pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.