Esse trabalho relata a experiência vivenciada a partir da concretização de um cursointitulado: “Curso de Iniciação Cientifica Para o Ensino Médio” organizado por um grupo de bolsistas do PIBID do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que foi desenvolvido na disciplina de Iniciação Científica e Pesquisa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortensio de Souza Ribeiro (PREMEN). Várias atividades foram desenvolvidas, promovendo o diálogo, a discursão, interação e envolvimento dos alunos da escola com a abordagem dos temas.O Curso foi de grande importância para os alunos da citada escola, pois percebemos no decorrer do mesmo, que eles participaram ativamente das atividades e se mostraram bem interessados pelos temas discutidos nos encontros. É importante mencionar que esta ação, permitiu aos alunos uma aproximação ao discurso do que é ciência nas aulas da disciplina de Iniciação Científica e Pesquisa, além de sua relação com o conhecimento e a pesquisa.Área do subprojeto: Física.