Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚMEROS TRANSREAIS E LÓGICA EM DISCIPLINA OPTATIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TRANSMATEMÁTICA, DIVISÃO POR ZERO, NÚMEROS TRANSREAIS, LÓGICA Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47929
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 7987
    "titulo" => "NÚMEROS TRANSREAIS E LÓGICA EM DISCIPLINA OPTATIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Na matemática a divisão por zero não é permitida. O professor e pesquisador em ciência da computação James Anderson propôs o conjunto dos números transreais. Este novo conjunto numérico permite a divisão de qualquer número real por zero e, com esse recurso, Anderson resolve problemas dentro da computação. Segundo ele, o conjunto dos números transreais pode ser usado para evitar exceções que ocorrem pela divisão por zero. Como consequência ocorre uma economia do tempo dos programadores ao desenvolver os programas. Como o tempo de operação dos processadores é reduzido o consumo de energia também diminui. A matemática que é feita a partir dos números transreais é chamada de transmatemática. O presente trabalho faz uma reflexão sobre os potenciais educativos que uma disciplina sobre a transmatemática pode trazer a estudantes de licenciatura em matemática. Especificamente sobre a semântica total e espaço dos mundos possíveis. A saber, aplicações dos números transreais na lógica. Uma vantagem da disciplina optativa de transmatemática num curso de licenciatura em matemática é que os alunos podem ter um contato maior com o campo da lógica podendo conhecer temas como lógicas não clássicas, semântica total, mundos possíveis, sem ficar restritos apenas a tabelas verdade e regras de inferência da lógica clássica. Outra vantagem é que os alunos podem estudar um conjunto numérico que surgiu na época em que estamos além de outras estruturas matemáticas que são feitas com uso desse conjunto. Isso evidencia que a matemática não está pronta e acabada, mas que continua a ser construída, algo importantíssimo para a formação de um professor de matemática que deve mostrar esse ponto de vista aos alunos tanto para que eles percebam que a matemática não é uma atividade já terminada, algo ainda em desenvolvimento, quanto pelo fato de que os alunos podem se motivar ao estudar algo que é novo, da época deles, ainda em construção. Estudar os números transreais é algo que pode contribuir para que os alunos entendam melhor o conjunto dos números reais e o conceito de divisão porque para entender o motivo da criação desse novo conjunto numérico é preciso discutir o motivo pelo qual a divisão por zero não está definida no conjunto dos números reais. Esse tema não é sempre abordado nas aulas de matemática e discuti-lo pode evitar que os alunos o considerem vago, sem explicação ou ainda que é uma regra arbitrária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRANSMATEMÁTICA, DIVISÃO POR ZERO, NÚMEROS TRANSREAIS, LÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID7987_15082018170333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO JULIO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caio.julio.de.almeida@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47929
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 7987
    "titulo" => "NÚMEROS TRANSREAIS E LÓGICA EM DISCIPLINA OPTATIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Na matemática a divisão por zero não é permitida. O professor e pesquisador em ciência da computação James Anderson propôs o conjunto dos números transreais. Este novo conjunto numérico permite a divisão de qualquer número real por zero e, com esse recurso, Anderson resolve problemas dentro da computação. Segundo ele, o conjunto dos números transreais pode ser usado para evitar exceções que ocorrem pela divisão por zero. Como consequência ocorre uma economia do tempo dos programadores ao desenvolver os programas. Como o tempo de operação dos processadores é reduzido o consumo de energia também diminui. A matemática que é feita a partir dos números transreais é chamada de transmatemática. O presente trabalho faz uma reflexão sobre os potenciais educativos que uma disciplina sobre a transmatemática pode trazer a estudantes de licenciatura em matemática. Especificamente sobre a semântica total e espaço dos mundos possíveis. A saber, aplicações dos números transreais na lógica. Uma vantagem da disciplina optativa de transmatemática num curso de licenciatura em matemática é que os alunos podem ter um contato maior com o campo da lógica podendo conhecer temas como lógicas não clássicas, semântica total, mundos possíveis, sem ficar restritos apenas a tabelas verdade e regras de inferência da lógica clássica. Outra vantagem é que os alunos podem estudar um conjunto numérico que surgiu na época em que estamos além de outras estruturas matemáticas que são feitas com uso desse conjunto. Isso evidencia que a matemática não está pronta e acabada, mas que continua a ser construída, algo importantíssimo para a formação de um professor de matemática que deve mostrar esse ponto de vista aos alunos tanto para que eles percebam que a matemática não é uma atividade já terminada, algo ainda em desenvolvimento, quanto pelo fato de que os alunos podem se motivar ao estudar algo que é novo, da época deles, ainda em construção. Estudar os números transreais é algo que pode contribuir para que os alunos entendam melhor o conjunto dos números reais e o conceito de divisão porque para entender o motivo da criação desse novo conjunto numérico é preciso discutir o motivo pelo qual a divisão por zero não está definida no conjunto dos números reais. Esse tema não é sempre abordado nas aulas de matemática e discuti-lo pode evitar que os alunos o considerem vago, sem explicação ou ainda que é uma regra arbitrária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRANSMATEMÁTICA, DIVISÃO POR ZERO, NÚMEROS TRANSREAIS, LÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID7987_15082018170333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO JULIO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caio.julio.de.almeida@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Na matemática a divisão por zero não é permitida. O professor e pesquisador em ciência da computação James Anderson propôs o conjunto dos números transreais. Este novo conjunto numérico permite a divisão de qualquer número real por zero e, com esse recurso, Anderson resolve problemas dentro da computação. Segundo ele, o conjunto dos números transreais pode ser usado para evitar exceções que ocorrem pela divisão por zero. Como consequência ocorre uma economia do tempo dos programadores ao desenvolver os programas. Como o tempo de operação dos processadores é reduzido o consumo de energia também diminui. A matemática que é feita a partir dos números transreais é chamada de transmatemática. O presente trabalho faz uma reflexão sobre os potenciais educativos que uma disciplina sobre a transmatemática pode trazer a estudantes de licenciatura em matemática. Especificamente sobre a semântica total e espaço dos mundos possíveis. A saber, aplicações dos números transreais na lógica. Uma vantagem da disciplina optativa de transmatemática num curso de licenciatura em matemática é que os alunos podem ter um contato maior com o campo da lógica podendo conhecer temas como lógicas não clássicas, semântica total, mundos possíveis, sem ficar restritos apenas a tabelas verdade e regras de inferência da lógica clássica. Outra vantagem é que os alunos podem estudar um conjunto numérico que surgiu na época em que estamos além de outras estruturas matemáticas que são feitas com uso desse conjunto. Isso evidencia que a matemática não está pronta e acabada, mas que continua a ser construída, algo importantíssimo para a formação de um professor de matemática que deve mostrar esse ponto de vista aos alunos tanto para que eles percebam que a matemática não é uma atividade já terminada, algo ainda em desenvolvimento, quanto pelo fato de que os alunos podem se motivar ao estudar algo que é novo, da época deles, ainda em construção. Estudar os números transreais é algo que pode contribuir para que os alunos entendam melhor o conjunto dos números reais e o conceito de divisão porque para entender o motivo da criação desse novo conjunto numérico é preciso discutir o motivo pelo qual a divisão por zero não está definida no conjunto dos números reais. Esse tema não é sempre abordado nas aulas de matemática e discuti-lo pode evitar que os alunos o considerem vago, sem explicação ou ainda que é uma regra arbitrária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.