Reconhecendo a importância da avaliação de políticas públicas como um importante instrumento de gestão, este trabalho propõe uma breve discussão sobre como se desenvolveu ao longo do tempo a avaliação de políticas públicas educacionais no Brasil. Sabendo que ao se analisar uma política pública pode-se examinar a inter-relação entre as instituições políticas, o processo político e os conteúdos da política, este trabalho teve como objetivo fazer uma breve explanação sobre como tem se consolidado o tema da avaliação de políticas públicas educacionais no Brasil nas últimas décadas. Para tanto, nos apoiamos em uma pesquisa bibliográfica, onde a partir de uma revisão da literatura que versa sobre o tema se buscou um melhor entendimento sobre como se deu a prática da avaliação de políticas e programas educacionais no Brasil nos últimos anos. Concluindo-se que o campo de avaliação de políticas educacionais tem se fortalecido ao longo do tempo no Brasil, sendo esta uma esfera de estudos ainda em expansão. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de aprimorar mecanismos e metodologias para elevação da confiabilidade dos resultados das avaliações, a partir de uma compreensão do contexto social, político e econômico que envolve a educação brasileira.