Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NIM: EFICIENTE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DA DIVISÃO

Palavra-chaves: JOGO, OPERAÇÃO ARITMÉTICA, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47917
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3603
    "inscrito_id" => 10649
    "titulo" => "NIM: EFICIENTE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DA DIVISÃO"
    "resumo" => "Os jogos, especificamente o NIM, são extremamente importantes na sala de aula, pois são atividades lúdicas e facilmente detém a atenção das crianças, servindo também para a aprendizagem da divisão. O NIM é um jogo que utiliza palitos de fósforo, com uma organização funcional que pode servir como auxílio no ensino e na aprendizagem das quatro operações aritméticas, particularmente a Divisão. Objetivou-se com este trabalho, observar como o jogo matemático NIM, pode facilitar a aprendizagem da divisão por parte dos alunos do 5º (quinto) ano, de três escolas do Ensino Fundamental das séries iniciais, do município de Guadalupe - PI. Metodologicamente a investigação foi realizada através de pesquisa exploratória e de um questionário fechado. Os resultados mostram que o jogo NIM, sendo bem aplicado pode fazer os discentes compreenderem a divisão. Sobretudo conclui-se, que o NIM é eficaz para o ensino e a aprendizagem em Matemática, entretanto deve ser contextualizado e aplicado num momento oportuno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO, OPERAÇÃO ARITMÉTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID10649_16092018123636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA APARECIDA DE MACÊDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "aparecidamarcynha@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47917
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3603
    "inscrito_id" => 10649
    "titulo" => "NIM: EFICIENTE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DA DIVISÃO"
    "resumo" => "Os jogos, especificamente o NIM, são extremamente importantes na sala de aula, pois são atividades lúdicas e facilmente detém a atenção das crianças, servindo também para a aprendizagem da divisão. O NIM é um jogo que utiliza palitos de fósforo, com uma organização funcional que pode servir como auxílio no ensino e na aprendizagem das quatro operações aritméticas, particularmente a Divisão. Objetivou-se com este trabalho, observar como o jogo matemático NIM, pode facilitar a aprendizagem da divisão por parte dos alunos do 5º (quinto) ano, de três escolas do Ensino Fundamental das séries iniciais, do município de Guadalupe - PI. Metodologicamente a investigação foi realizada através de pesquisa exploratória e de um questionário fechado. Os resultados mostram que o jogo NIM, sendo bem aplicado pode fazer os discentes compreenderem a divisão. Sobretudo conclui-se, que o NIM é eficaz para o ensino e a aprendizagem em Matemática, entretanto deve ser contextualizado e aplicado num momento oportuno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO, OPERAÇÃO ARITMÉTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID10649_16092018123636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA APARECIDA DE MACÊDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "aparecidamarcynha@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os jogos, especificamente o NIM, são extremamente importantes na sala de aula, pois são atividades lúdicas e facilmente detém a atenção das crianças, servindo também para a aprendizagem da divisão. O NIM é um jogo que utiliza palitos de fósforo, com uma organização funcional que pode servir como auxílio no ensino e na aprendizagem das quatro operações aritméticas, particularmente a Divisão. Objetivou-se com este trabalho, observar como o jogo matemático NIM, pode facilitar a aprendizagem da divisão por parte dos alunos do 5º (quinto) ano, de três escolas do Ensino Fundamental das séries iniciais, do município de Guadalupe - PI. Metodologicamente a investigação foi realizada através de pesquisa exploratória e de um questionário fechado. Os resultados mostram que o jogo NIM, sendo bem aplicado pode fazer os discentes compreenderem a divisão. Sobretudo conclui-se, que o NIM é eficaz para o ensino e a aprendizagem em Matemática, entretanto deve ser contextualizado e aplicado num momento oportuno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.