O presente artigo propõe-se a refletir sobre as necessidades de melhorar o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isto acreditamos que refletir sobre a educação de jovens e adultos influência no processo de formação dos alunos participantes dessa modalidade de ensino, dando outras perspectivas de vida aos mesmos que não tiveram oportunidade de participar do âmbito escolar na idade apropriada. Consequentemente analisar o potencial intelectual e social desses indivíduos quando bem preparados nesta fase. Partimos da hipótese de que há uma formação insuficiente de professores para trabalhar neste tipo de ensino e também na precarização na físcalização da rede de ensino dessa educação. Nosso objetivo é refletir sobre as necessidades de melhorar o ensino na educação de jovens e adultos buscando contribuir de alguma maneira na formação de sujeitos capazes de criticar socialmente a EJA. Ressaltamos que a metodologia foi bibliografica de caráter documental, fundamentamos nossa pesquisa em Thyeles Borcarte Strelhow, Paulo Freire, Aídce Siqueira Sueiro et al., desta maneira o artigo vem proporcionar um olhar reflexivo na área da E.J.A.