Este estudo teve como objetivo analisar o processo do gestor escolar escolhido de forma democrática e as relações com o projeto político-pedagógico (PPP) contribui para a melhoria da Escola Pública do Município de João Pessoa–PB, previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e LDBE de nº. 9.394/96). Fizemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, onde utilizamos entrevistas aplicadas a quatro gestores, realizamos e anotamos sobre o processo de gestão democrática na visão desses profissionais. Os dados foram discutidos a luz da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o processo de gestão democrática contribui substancialmente para a melhoria das dinâmicas das escolas públicas municipais; embora, no contexto atual o gestor seja indicação dos órgãos externos, ainda demande luta, experiência e vivência da comunidade escolar principalmente na participação do Projeto Político-Pedagógico, para construir uma prática permanente de reflexão sobre as ações educativas e a formação voltada para a participação, envolvimento e formação crítica dos atores escolares.