Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: POLITICA PÚBLICA NO CONTEXTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o processo do gestor escolar escolhido de forma democrática e as relações com o projeto político-pedagógico (PPP) contribui para a melhoria da Escola Pública do Município de João Pessoa–PB, previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e LDBE de nº. 9.394/96). Fizemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, onde utilizamos entrevistas aplicadas a quatro gestores, realizamos e anotamos sobre o processo de gestão democrática na visão desses profissionais. Os dados foram discutidos a luz da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o processo de gestão democrática contribui substancialmente para a melhoria das dinâmicas das escolas públicas municipais; embora, no contexto atual o gestor seja indicação dos órgãos externos, ainda demande luta, experiência e vivência da comunidade escolar principalmente na participação do Projeto Político-Pedagógico, para construir uma prática permanente de reflexão sobre as ações educativas e a formação voltada para a participação, envolvimento e formação crítica dos atores escolares.

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