A presente pesquisa é fruto do apanhado feito sobre um relatório do Estágio Curricular Supervisionado realizado numa escola de tempo Integral no sertão paraibano. O relato consiste na exposição da experiência obtida a partir das observações e práticas no processo do Estágio em torno das aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O trabalho vem trazer contribuições para o processo reflexivo, para a (re)construção da didática/prática do professor em formação à luz dos Parâmetros que são os documentos oficiais, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), que visam nortear o professor em suas práticas, e para isso, considerando esses aspectos fundamentais, optamos pelo estudo bibliográfico para embasar nossa pesquisa com as concepções teóricas de: Bellei (1986), Brasil (2000), Brasil (2008), dentre outros. A pretensão desenvolvida para com esse tema do Estágio Supervisionado foi levantada no decorrer do relatório, pois se tratava de um marco desse processo vivenciado num sistema que aos poucos está se inserindo no contexto educacional brasileiro que é o modelo Integral. E para então debater a prática docente num novo contexto/espaço que é esse sistema com sua implantação gradativa, foi então que surgiram os questionamentos acerca da teoria, da prática, bem como os desafios na execução das diretrizes oficiais (currículo), propondo um estudo fundamentado na experiência do estagiário, envolvendo as abstrações em torno dos desafios em executar os objetivos pautados pelos parâmetros diante do contexto de transitoriedade que vive a Educação Pública do Brasil.