CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO: O SUJEITO E AS PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA)
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 551 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 1773 "titulo" => "CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO: O SUJEITO E AS PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA)" "resumo" => "Quais os riscos a que a juventude está exposta? Será que a escola está preparada para lidar com determinadas situações que invadem seu cotidiano e perpassam as fendas de sua existência? Estas questões fazem parte do cotidiano de todos que se preocupam com a educação e seus rumos, de acordo com Schilling (2004), os fenômenos de violência, intolerância e insegurança na escola deixam de serem invisíveis e tornam-se tipos de vitimização visíveis em todas as suas modalidades. Este projeto faz parte de do programa de extensão implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora na cidade de Seridó, em que se busca trazer para o centro das discussões temas como a violência, intolerância às escolhas sexuais, bullyng, timidez, preconceito, etc. Para nossas atividades buscamos respaldo nas mais variadas linguagens, sobretudo, na leitura de textos que contribuam para a ampliação do arquivo ético de cada um, leituras que podem ser utilizadas como ferramentas para nossas reflexões, buscando dessa maneira alargar o leque de discursos, favorecendo a variedade de elementos de composição do sujeito. Partimos da idéia de que o sujeito é uma intertextualidade, produto do que ouve, do que lê e do que assiste. Buscamos realizar as atividades como; palestras, exibição de filmes, documentários, atividades realizadas em grupo e que objetivam a minimização da violência no ambiente escolar, e a construção de uma consciência ética de tolerância frente às diferenças encontradas na vida do sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Governo de si, Adolescência, Violência" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d518737fbd0eb2421f725daa0da324f0_1773.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANO FIDELIS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANO/UEPB" "autor_email" => "silvanohistoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 551 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 1773 "titulo" => "CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO: O SUJEITO E AS PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA)" "resumo" => "Quais os riscos a que a juventude está exposta? Será que a escola está preparada para lidar com determinadas situações que invadem seu cotidiano e perpassam as fendas de sua existência? Estas questões fazem parte do cotidiano de todos que se preocupam com a educação e seus rumos, de acordo com Schilling (2004), os fenômenos de violência, intolerância e insegurança na escola deixam de serem invisíveis e tornam-se tipos de vitimização visíveis em todas as suas modalidades. Este projeto faz parte de do programa de extensão implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora na cidade de Seridó, em que se busca trazer para o centro das discussões temas como a violência, intolerância às escolhas sexuais, bullyng, timidez, preconceito, etc. Para nossas atividades buscamos respaldo nas mais variadas linguagens, sobretudo, na leitura de textos que contribuam para a ampliação do arquivo ético de cada um, leituras que podem ser utilizadas como ferramentas para nossas reflexões, buscando dessa maneira alargar o leque de discursos, favorecendo a variedade de elementos de composição do sujeito. Partimos da idéia de que o sujeito é uma intertextualidade, produto do que ouve, do que lê e do que assiste. Buscamos realizar as atividades como; palestras, exibição de filmes, documentários, atividades realizadas em grupo e que objetivam a minimização da violência no ambiente escolar, e a construção de uma consciência ética de tolerância frente às diferenças encontradas na vida do sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Governo de si, Adolescência, Violência" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d518737fbd0eb2421f725daa0da324f0_1773.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANO FIDELIS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANO/UEPB" "autor_email" => "silvanohistoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }