Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: Currículo, Escola, Ensino Médio Comunicação Oral 01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 147
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 1616
    "titulo" => "CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O currículo é alvo de muitos estudos pelos profissionais da educação, pois ele é de suma importância nessa esfera, e sem uma compreensão do mesmo as mudanças terão pouco sentido e quase nenhuma razão de ser. A finalidade dessa investigação é discutir que o currículo não é um elemento neutro, isolado e sim um elemento que tem história no sistema educacional e que por isso precisa ser estudado e compreendido, principalmente no Brasil, onde apresenta ainda uma política de ensino tradicional. É dessa forma, que projetos pedagógicos junto a uma reformulação do currículo dentro da escola devem ser objetos de ampla discussão e estudo; pois, trabalha-se com o saber fazer do aluno, estimulando-o a pesquisar, a relacionar e a aplicar saberes a partir de situações do cotidiano, realizando no interior de cada escola uma ação conjunta com alunos, professores e família em prol de uma sociedade mais digna e democrática. O método utilizado nesse artigo foi o bibliográfico, comentando a teoria tradicional que está relacionada ao currículo e as práticas pedagógicas das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "Currículo, Escola, Ensino médio"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "962e56a8a0b0420d87272a682bfd1e53_234_1616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYELLEM SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DYELLEM COSTA"
    "autor_email" => "dyellemcosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 147
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 1616
    "titulo" => "CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O currículo é alvo de muitos estudos pelos profissionais da educação, pois ele é de suma importância nessa esfera, e sem uma compreensão do mesmo as mudanças terão pouco sentido e quase nenhuma razão de ser. A finalidade dessa investigação é discutir que o currículo não é um elemento neutro, isolado e sim um elemento que tem história no sistema educacional e que por isso precisa ser estudado e compreendido, principalmente no Brasil, onde apresenta ainda uma política de ensino tradicional. É dessa forma, que projetos pedagógicos junto a uma reformulação do currículo dentro da escola devem ser objetos de ampla discussão e estudo; pois, trabalha-se com o saber fazer do aluno, estimulando-o a pesquisar, a relacionar e a aplicar saberes a partir de situações do cotidiano, realizando no interior de cada escola uma ação conjunta com alunos, professores e família em prol de uma sociedade mais digna e democrática. O método utilizado nesse artigo foi o bibliográfico, comentando a teoria tradicional que está relacionada ao currículo e as práticas pedagógicas das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "Currículo, Escola, Ensino médio"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "962e56a8a0b0420d87272a682bfd1e53_234_1616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYELLEM SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DYELLEM COSTA"
    "autor_email" => "dyellemcosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O currículo é alvo de muitos estudos pelos profissionais da educação, pois ele é de suma importância nessa esfera, e sem uma compreensão do mesmo as mudanças terão pouco sentido e quase nenhuma razão de ser. A finalidade dessa investigação é discutir que o currículo não é um elemento neutro, isolado e sim um elemento que tem história no sistema educacional e que por isso precisa ser estudado e compreendido, principalmente no Brasil, onde apresenta ainda uma política de ensino tradicional. É dessa forma, que projetos pedagógicos junto a uma reformulação do currículo dentro da escola devem ser objetos de ampla discussão e estudo; pois, trabalha-se com o saber fazer do aluno, estimulando-o a pesquisar, a relacionar e a aplicar saberes a partir de situações do cotidiano, realizando no interior de cada escola uma ação conjunta com alunos, professores e família em prol de uma sociedade mais digna e democrática. O método utilizado nesse artigo foi o bibliográfico, comentando a teoria tradicional que está relacionada ao currículo e as práticas pedagógicas das escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.