A Educação é um parâmetro primordial na formação do ser humano, necessitando assim, de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como a busca por metodologias pedagógicas que instiguem a obtenção de conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho apresenta os Jogos Matemáticos como proposta de ensino, tendo como objetivo verificar as contribuições do Jogo Corrida Exponencial na aprendizagem de equações exponenciais no Ensino Médio. Este estudo possui uma abordagem de caráter qualitativo, a qual contemplou duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Juazeiro-BA, totalizando 31 estudantes. Diante disso, aplicou-se um questionário de sondagem com a finalidade de verificar os conhecimentos prévios dos discentes; por conseguinte, em outro momento, vivenciou-se o Jogo Corrida Exponencial na perspectiva de facilitar a aprendizagem das Equações Exponenciais. Posteriormente, os alunos vivenciaram a atividade lúdica, em seguida, aplicou-se um segundo questionário, objetivando investigar a opinião dos discentes sobre o estudo. Nessa perspectiva, constatou-se que, apesar das dificuldades encontradas, os estudantes destacaram algumas contribuições do Jogo Corrida Exponencial, tais como: a interação, ajuda dos colegas, aprender brincando, sair da rotina, aprender mais sobre os conceitos matemáticos e a obtenção de novos conhecimentos, além de ressaltarem que a utilização do jogo é uma forma de atrair o aluno para a aula. Assim, concluiu-se que o Jogo Corrida Exponencial, quando utilizado tomando como base os cuidados metodológicos, pode ser uma ferramenta de promoção à aprendizagem dinâmica e significativa de equações exponenciais.