O assunto de fisiologia humana é um dos mais acometidos com a falta de metodologias integradoras, uma vez que seus conteúdos são tradicionalmente divididos em sistemas. No entanto, esse tipo de abordagem pode favorecer a compreensão contrária ao que se sabe atualmente no meio científico, ou seja, os discentes subentendem que o organismo funciona de forma segmentada, sem as devidas interações que garantem o bom funcionamento do mesmo. Soma-se a isso, o fato que muitos dos educandos apresentarem relativa dificuldade em associar os termos científicos presentes no assunto às suas funções. Tais dificuldades podem estar atreladas a falta de competências básicas de leitura e interpretação, comum a realidade de muitos educandos e que compromete o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos. A fim de reverter este cenário, o presente trabalho buscou, através de metodologias lúdicas e de fácil associação, propiciar o ensino dos sistemas morfofisiológicos do corpo humano de forma integradora e estimular a leitura e interpretação dos alunos. Para tanto, foi aplicada uma sequência didática utilizando modelização e jogos, a fim de facilitar o entendimento, trazendo o conteúdo para perto da realidade do educando. Verificamos que a utilização de estratégias metodológicas diversificadas possibilitou trabalhar melhor os conteúdos de fisiologia humana, integrando os sistemas de forma a permitir que os discentes compreendam o funcionamento dos sistemas do corpo humano de forma integrada.