A TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4712 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O ensino de geografia no Brasil passou e passa por diversas modificações no decorrer da sua trajetória histórica. O ser humano por ser um agente transformador do meio em que vive, ele está sujeito a constantes transformações em sua comunidade. Essas alterações se deram por meio das modificações que foram ocorrendo com a própria sociedade no decorrer da história. As pessoas passaram a ter a necessidade de um conhecimento crítico para poder cobrar os direitos e deveres no âmbito social. Do mesmo modo que a sociedade evolui, a educação tem que está adequado as necessidades requerida pela a sociedade. Assim sendo, fica inviável que se possa haver uma aprendizagem baseada na realidade, se o ensino não está adequado a realidade do aluno. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que foi realizada através do PIBID. E tem por objetivo estimular aos professores da EJA a implantar novas metodologias de ensino e inserir novos instrumentos de trabalho para dinamizar as aulas, visto que, foi observada uma visão negativa e pessimista na Educação de Jovens e Adultos, e também há uma preocupação, o tempo resumido para o entendimento do assunto e tem que ser trabalhado algo mais atrativo a fim de que não se torne cansativo. Para a formação desse trabalho foi seguido algumas etapas básicas, assim como a pesquisa bibliográfica em internet, em artigos, revistas científicas e livros com a intenção de alicerçar o referencial teórico e metodológico do artigo. A pesquisa empírica foi abordada pelo PIBID, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, na cidade de Guarabira, Paraíba." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_18_26_23_idinscrito_1102_c168654ca76332d47fea6ee7bbd52c41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILEANNA KARLA BARBOSA BERNARDES" "autor_nome_curto" => "HILEANNA BERNARDES" "autor_email" => "hileannakarla@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4712 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O ensino de geografia no Brasil passou e passa por diversas modificações no decorrer da sua trajetória histórica. O ser humano por ser um agente transformador do meio em que vive, ele está sujeito a constantes transformações em sua comunidade. Essas alterações se deram por meio das modificações que foram ocorrendo com a própria sociedade no decorrer da história. As pessoas passaram a ter a necessidade de um conhecimento crítico para poder cobrar os direitos e deveres no âmbito social. Do mesmo modo que a sociedade evolui, a educação tem que está adequado as necessidades requerida pela a sociedade. Assim sendo, fica inviável que se possa haver uma aprendizagem baseada na realidade, se o ensino não está adequado a realidade do aluno. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que foi realizada através do PIBID. E tem por objetivo estimular aos professores da EJA a implantar novas metodologias de ensino e inserir novos instrumentos de trabalho para dinamizar as aulas, visto que, foi observada uma visão negativa e pessimista na Educação de Jovens e Adultos, e também há uma preocupação, o tempo resumido para o entendimento do assunto e tem que ser trabalhado algo mais atrativo a fim de que não se torne cansativo. Para a formação desse trabalho foi seguido algumas etapas básicas, assim como a pesquisa bibliográfica em internet, em artigos, revistas científicas e livros com a intenção de alicerçar o referencial teórico e metodológico do artigo. A pesquisa empírica foi abordada pelo PIBID, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, na cidade de Guarabira, Paraíba." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_18_26_23_idinscrito_1102_c168654ca76332d47fea6ee7bbd52c41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILEANNA KARLA BARBOSA BERNARDES" "autor_nome_curto" => "HILEANNA BERNARDES" "autor_email" => "hileannakarla@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }