O ensino de geografia no Brasil passou e passa por diversas modificações no decorrer da sua trajetória histórica. O ser humano por ser um agente transformador do meio em que vive, ele está sujeito a constantes transformações em sua comunidade. Essas alterações se deram por meio das modificações que foram ocorrendo com a própria sociedade no decorrer da história. As pessoas passaram a ter a necessidade de um conhecimento crítico para poder cobrar os direitos e deveres no âmbito social. Do mesmo modo que a sociedade evolui, a educação tem que está adequado as necessidades requerida pela a sociedade. Assim sendo, fica inviável que se possa haver uma aprendizagem baseada na realidade, se o ensino não está adequado a realidade do aluno. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que foi realizada através do PIBID. E tem por objetivo estimular aos professores da EJA a implantar novas metodologias de ensino e inserir novos instrumentos de trabalho para dinamizar as aulas, visto que, foi observada uma visão negativa e pessimista na Educação de Jovens e Adultos, e também há uma preocupação, o tempo resumido para o entendimento do assunto e tem que ser trabalhado algo mais atrativo a fim de que não se torne cansativo. Para a formação desse trabalho foi seguido algumas etapas básicas, assim como a pesquisa bibliográfica em internet, em artigos, revistas científicas e livros com a intenção de alicerçar o referencial teórico e metodológico do artigo. A pesquisa empírica foi abordada pelo PIBID, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, na cidade de Guarabira, Paraíba.