LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ SOARES DE CARVALHO: O OLHAR DOS ALUNOSAutor: Jobson Soares da SilvaCoautores: Elaine Carla Martins AlvesMaria das Dores JustoUniversidade Estadual da ParaíbaResumoObjetivamos propor novas abordagens de ensino, baseadas em novas perspectivas referente ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Usamos como fonte de pesquisa um questionário em que os alunos expõem opiniões sobre o ensino dessa escola e em particular a língua portuguesa que é o nosso objeto da pesquisa. Fizemos também a leitura dos PCN’s e observamos ainda o resultado do SAEB, como também Antunes. Sabemos que o ensino de LP vem exigindo a cada dia uma mudança nas práticas em sala de aula, pois o professor precisa mudar o seu perfil tornando-se assim, um profissional que questione e reflita sobre o que pode ser adotado nas aulas, para que as mesmas se tornem mais atraentes e desenvolva dessa forma a capacidade comunicativa do nosso aluno, dando-lhe segurança para que possa interagir adequadamente nas mais variadas situações sociais de sua vida. Afinal, qual é o papel do professor de língua? O quê e como deve trabalhar na aula de português? Partindo desses questionamentos deve-se adotar o texto, e os gêneros textuais sob uma perspectiva mais ampla de ação e circulação, como objeto de ensino e de análise. Criar também diferentes estratégias de leitura e de oralidade.Palavras-chave: Ensino; Pesquisa; Novas abordagens; Leitura.