Este trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida por bolsistas integrantes do subprojeto PIBID de Física da Universidade Estadual da Paraíba, com o intuito de nos levar a uma reflexão crítica sobre a prática docente com a finalidade de nos proporcionar uma experiência pessoal a partir do conjunto de atividades: observação, planejamento, intervenção e reflexão sobre a ação. Neste sentido relatamos a experiência vivenciada em uma sala de aula do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, em que atuamos como mediadores, entre o aluno e o conhecimento cientifico, e fizemos uso de uma abordagem metodológica problematizadora de ensino para abordar o funcionamento do olho humano. Diante a experiência com a intervenção, principal ponto desta ação, percebemos que o uso da abordagem problematizadora foi importante para identificarmos os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, e abordarmos o conhecimento científico valorizando o que o aluno trás de sua vivência cotidiana. Também refletimos sobre a importância desta abordagem de ensino como uma perspectiva de sairmos do tradicionalismo que muitos professores adotam para um modelo emergente na prática de ensino do professor de física.