A educação possui um importante papel na vida de qualquer ser humano, pois, é por meio do aprendizado que um indivíduo consegue desenvolver os comportamentos necessários para sua convivência no meio social. Nessa perspectiva a escola é o espaço, formal, onde cada indivíduo buscará aprimorar seu desenvolvimento para um melhor convívio com a sociedade vigente. Mas para que estes métodos interativos gerem resultados positivos, são imprescindíveis algumas modificações no sistema escolar. A maior delas está relacionada ao novo perfil do professor, que precisa estar voltado para a realidade do alunado, buscando conciliar conteúdo a fatos do cotidiano. É preciso encontrar meios para formar discentes capazes de selecionar informações e não se torna acumuladores de dados. A palavra a ser enraizada é construção e não reprodução. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o perfil do professor interessado no ensino de língua a partir da ciência linguística. Na primeira parte nos remeteremos aos teóricos envolvidos nas temáticas citadas, em seguida mostraremos os resultados conquistados na prática. As atividades descritas neste artigo fazem parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido nas turmas do segundo ano da Escola Estadual Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha - PB.