DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46891 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4035 "inscrito_id" => 11337 "titulo" => "DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11337_17092018164555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA SOARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "prof.tatianasoares@live.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46891 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4035 "inscrito_id" => 11337 "titulo" => "DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11337_17092018164555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA SOARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "prof.tatianasoares@live.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }