Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, QUADRINHOS Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46891
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4035
    "inscrito_id" => 11337
    "titulo" => "DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11337_17092018164555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "prof.tatianasoares@live.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46891
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4035
    "inscrito_id" => 11337
    "titulo" => "DE QUADRO A QUADRO (HQ): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11337_17092018164555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "prof.tatianasoares@live.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.