As situações de letramento apresentam uma diversidade a qual a criança leitora está sujeita, na escola e fora dela. Na escola, essas situações demandam procedimentos metodológicos com base, sobretudo, nos gêneros textuais como foco sociointeracionista desse processo. O aporte teórico de Koch (2010), Bronckart (1999), Marcuschi (2008) fundamentaram nossos julgamentos de que os gêneros organizam a função social da linguagem. O presente artigo surge da indagação principal "Que contribuições podem trazer os estudos de letramento e gênero para a prática de sala de aula?”, a qual orientou nossa reflexão. A partir de perspectivas sobre Letramento e Gêneros Textuais, escolhemos o trabalho com Histórias em Quadrinhos e procuramos investigar os espaços de atuação social deste gênero e o seu favorecimento na aprendizagem como uma modalidade escrita e leitora que pode funcionar como motivação de aula. Nossa pesquisa aponta que as HQs apresentam características peculiares atrativas ao educando. Concluímos o trabalho com uma breve exposição de ideias da prática de Sequência Didática amparados por Dolz e Shinewly (2011) para o trabalho com Quadrinhos. Apresentamos, ainda, uma proposta de SD que pode ser aplicada em uma turma de 7º (sétimo) ano dos anos finais do Ensino Fundamental, a título de sugestão.