Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA COMUNICATIVA. Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47251
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 5853
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA"
    "resumo" => "Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA COMUNICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5853_10092018083244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO"
    "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47251
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 5853
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA"
    "resumo" => "Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA COMUNICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5853_10092018083244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO"
    "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.