Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DO USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR

0 of 0
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4739 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 240 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DO USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR" "resumo" => "É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma habilidade primordial e muito eficiente para entender o que é, e para que serve realmente a ciência geográfica. Além do mais, a compreensão desses conceitos favorece o entendimento do complexo quadro que é a sociedade globalizada. Acontece que, mesmo estando no ensino médio, alguns alunos das escolas públicas brasileiras ainda não atingiram esse processo efetivo de construção dos conceitos geográficos; fato que, de certa forma, impede ou limita a visão deles diante dos fatos cotidianos que os cercam. O seguinte trabalho foi elaborado a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UEPB) na Escola Polivalente no município de Campina Grande – PB. Sua atuação objetiva a melhoria da práxis no processo de ensino-aprendizagem através da inserção de novas metodologias que contribuem para qualificar, ao mesmo tempo, o ensino e a aprendizagem do professor e alunos. O vídeo, nesse caso, foi escolhido como recurso promotor e auxiliar do processo de construção de conceitos por parte dos alunos de geografia com a tarefa de dinamizar este procedimento e torná-lo significante para os discentes.É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma ha" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_4datahora_27_09_2013_19_19_37_idinscrito_240_30eff6d5b5dd02615256842ca32f79b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NIVALDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NIVALDO" "autor_email" => "jnivaldo_silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4739 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 240 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DO USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR" "resumo" => "É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma habilidade primordial e muito eficiente para entender o que é, e para que serve realmente a ciência geográfica. Além do mais, a compreensão desses conceitos favorece o entendimento do complexo quadro que é a sociedade globalizada. Acontece que, mesmo estando no ensino médio, alguns alunos das escolas públicas brasileiras ainda não atingiram esse processo efetivo de construção dos conceitos geográficos; fato que, de certa forma, impede ou limita a visão deles diante dos fatos cotidianos que os cercam. O seguinte trabalho foi elaborado a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UEPB) na Escola Polivalente no município de Campina Grande – PB. Sua atuação objetiva a melhoria da práxis no processo de ensino-aprendizagem através da inserção de novas metodologias que contribuem para qualificar, ao mesmo tempo, o ensino e a aprendizagem do professor e alunos. O vídeo, nesse caso, foi escolhido como recurso promotor e auxiliar do processo de construção de conceitos por parte dos alunos de geografia com a tarefa de dinamizar este procedimento e torná-lo significante para os discentes.É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma ha" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_4datahora_27_09_2013_19_19_37_idinscrito_240_30eff6d5b5dd02615256842ca32f79b6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NIVALDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NIVALDO" "autor_email" => "jnivaldo_silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma habilidade primordial e muito eficiente para entender o que é, e para que serve realmente a ciência geográfica. Além do mais, a compreensão desses conceitos favorece o entendimento do complexo quadro que é a sociedade globalizada. Acontece que, mesmo estando no ensino médio, alguns alunos das escolas públicas brasileiras ainda não atingiram esse processo efetivo de construção dos conceitos geográficos; fato que, de certa forma, impede ou limita a visão deles diante dos fatos cotidianos que os cercam. O seguinte trabalho foi elaborado a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UEPB) na Escola Polivalente no município de Campina Grande – PB. Sua atuação objetiva a melhoria da práxis no processo de ensino-aprendizagem através da inserção de novas metodologias que contribuem para qualificar, ao mesmo tempo, o ensino e a aprendizagem do professor e alunos. O vídeo, nesse caso, foi escolhido como recurso promotor e auxiliar do processo de construção de conceitos por parte dos alunos de geografia com a tarefa de dinamizar este procedimento e torná-lo significante para os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.