O presente trabalho objetiva inserir no âmbito acadêmico uma maior abordagem sobre a literatura de cordel no âmbito do ensino através da experiência realizada, bem como refletir sobre a relevância de práticas pedagógicas inovadoras que levem a literatura de cordel para a sala de aula. Nesse sentido, através dessa pesquisa bibliográfica refletiremos sobre a experiência que tivemos com uma sequência didática que elaboramos, no qual trabalhamos o cordel sob a temática da sustentabilidade com alunos do 2º ano do Ensino Médio sob os aspectos da oralidade pertinente a linguagem dessa literatura de cunho popular, bem como a escrita, o que resultou na produção de um livro de cordéis, cujos alunos escreveram seus textos após um trabalho com a leitura de folhetos em sala de aula. Portanto, para realizar a fundamentação desse trabalho, tomamos como aporte teórico: Marinho e Pinheiro (2012), Bordini e Aguiar (1993), Cosson (2006), PCNEM (2000), OCEM (2008), RCEM-PB (2006), Todorov (2007), dentre outros.