Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA: UM AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4778
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA: UM AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Um instrumento que proporciona para aluno a construção e aprendizagem de conceitos é a experimentação. E que não representa simplesmente como sendo um elemento de motivação para os alunos, a experimentação representa uma ferramenta de ensino e aprendizagem, logo é de grande importância a sua aplicação no ensino de ciências, principalmente no ensino de química. A experimentação no ensino e aprendizagem de Química tem como objetivos a facilitação da compreensão dos conteúdos e o propósito de desmitificar a imagem da Química. Levando em consideração que os alunos não tinham nenhuma vivencia com o laboratório foram feitas intervenções na turma do 3º ano do ensino médio em uma escola estadual, no município de Campina Grande, PB. As turmas foram divididas em grupos, primeiramente foi apresentado as normas de segurança, EPI’s, vidrarias e equipamentos do laboratório, em outra aula os alunos apresentaram experimentos de fácil realização para os demais alunos da sala de aula. Com base nos resultados, foi possível constatar que a experimentação aumentou a capacidade de aprendizado dos alunos, funcionando como meio de interação e despertando a curiosidade dos mesmos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_36_21_idinscrito_32_beac8f374b6ba47a1e9f0ed790c18a17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA VALENTE DE BRITO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA DANTAS"
    "autor_email" => "marciadantas.lq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4778
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA: UM AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Um instrumento que proporciona para aluno a construção e aprendizagem de conceitos é a experimentação. E que não representa simplesmente como sendo um elemento de motivação para os alunos, a experimentação representa uma ferramenta de ensino e aprendizagem, logo é de grande importância a sua aplicação no ensino de ciências, principalmente no ensino de química. A experimentação no ensino e aprendizagem de Química tem como objetivos a facilitação da compreensão dos conteúdos e o propósito de desmitificar a imagem da Química. Levando em consideração que os alunos não tinham nenhuma vivencia com o laboratório foram feitas intervenções na turma do 3º ano do ensino médio em uma escola estadual, no município de Campina Grande, PB. As turmas foram divididas em grupos, primeiramente foi apresentado as normas de segurança, EPI’s, vidrarias e equipamentos do laboratório, em outra aula os alunos apresentaram experimentos de fácil realização para os demais alunos da sala de aula. Com base nos resultados, foi possível constatar que a experimentação aumentou a capacidade de aprendizado dos alunos, funcionando como meio de interação e despertando a curiosidade dos mesmos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_36_21_idinscrito_32_beac8f374b6ba47a1e9f0ed790c18a17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA VALENTE DE BRITO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA DANTAS"
    "autor_email" => "marciadantas.lq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Um instrumento que proporciona para aluno a construção e aprendizagem de conceitos é a experimentação. E que não representa simplesmente como sendo um elemento de motivação para os alunos, a experimentação representa uma ferramenta de ensino e aprendizagem, logo é de grande importância a sua aplicação no ensino de ciências, principalmente no ensino de química. A experimentação no ensino e aprendizagem de Química tem como objetivos a facilitação da compreensão dos conteúdos e o propósito de desmitificar a imagem da Química. Levando em consideração que os alunos não tinham nenhuma vivencia com o laboratório foram feitas intervenções na turma do 3º ano do ensino médio em uma escola estadual, no município de Campina Grande, PB. As turmas foram divididas em grupos, primeiramente foi apresentado as normas de segurança, EPI’s, vidrarias e equipamentos do laboratório, em outra aula os alunos apresentaram experimentos de fácil realização para os demais alunos da sala de aula. Com base nos resultados, foi possível constatar que a experimentação aumentou a capacidade de aprendizado dos alunos, funcionando como meio de interação e despertando a curiosidade dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.