O cenário da educação nacional enfrenta sérios problemas e, diante disso, existe no país a preocupação das políticas públicas educacionais visando melhorias na formação profissional e no contexto escolar como um todo. Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir ações pedagógicas desenvolvidas por bolsistas de iniciação à docência no PIBID Educação Física/UEPB. Foi utilizado como estratégia inicial o reconhecimento do cotidiano escolar, tendo como ponto de partida as intervenções junto aos alunos por meio de aulas teóricas e práticas, oficinas, seminários, gincana e festival, com eixos temáticos bem definidos, assim como, os elementos articuladores de cada conteúdo, proporcionando ao aluno de educação básica um aprendizado inovador e transformador, seguindo as propostas do Coletivo de Autores, onde encontramos que o currículo deve ser capaz de fazer uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida. A partir de questionamentos iniciais com os alunos e do Projeto Político Pedagógico da escola, adquirimos embasamento e condições para elaboração e planejamento de intervenções junto ao supervisor na operacionalização das aulas. Desta forma, foi possível observar que esta estratégia ajudou a todos os envolvidos no PIBID a se adequar a realidade escolar. Ainda, para o bolsista de ID o PIBID promove uma formação diferenciada e de melhor qualidade e, para o supervisor o mantém na formação continuada compartilhando os saberes produzidos no cenário acadêmico.