Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS E A ÊNFASE DAS MARCAÇÕES NÃO MANUAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS

Palavra-chaves: LIBRAS, ENSINO, MARCAÇÕES NÃO MANUAIS Pôster (PO) GT 15. Ensino de Línguas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A língua brasileira de Sinais-Libras, segundo a Lei n. 10.43602, é a língua utilizada pela comunidade surda brasileira ,no últimos anos tem aumentado o número de pessoas ouvintes que desejam se comunicar com surdos, e muitas entidades tem ofertado cursos de Libras com essa finalidade. Além disso, o Decreto 5.626/05 , em seu artigo 3º, apresenta Libras como um componente curricular para os cursos de superiores de formação de professores e de fonoaudiologia. Entre as abordagens para o ensino de Libras, optamos por explanar estratégias práticas para o ensino dessa língua por meio de uma abordagem comunicacional. A Libras trata-se de uma língua de modalidade espaço-visual, apresenta entre seus aspectos fonológicos as marcações não manuais(expressões faciais ou corporais) como elementos construtivos de uma determinada classe de sinais contribui também para a elaboração do sentido das sentenças como meio identificador da intenção semântica dos léxicos. Essa pesquisa apresenta algumas estratégias utilizadas por um docente de Libras para estimular o uso das marcações não manuais de estudantes ouvintes aprendizes de Libras.

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