ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS E A ÊNFASE DAS MARCAÇÕES NÃO MANUAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47331 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 5531 "titulo" => "ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS E A ÊNFASE DAS MARCAÇÕES NÃO MANUAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS" "resumo" => "A língua brasileira de Sinais-Libras, segundo a Lei n. 10.43602, é a língua utilizada pela comunidade surda brasileira ,no últimos anos tem aumentado o número de pessoas ouvintes que desejam se comunicar com surdos, e muitas entidades tem ofertado cursos de Libras com essa finalidade. Além disso, o Decreto 5.626/05 , em seu artigo 3º, apresenta Libras como um componente curricular para os cursos de superiores de formação de professores e de fonoaudiologia. Entre as abordagens para o ensino de Libras, optamos por explanar estratégias práticas para o ensino dessa língua por meio de uma abordagem comunicacional. A Libras trata-se de uma língua de modalidade espaço-visual, apresenta entre seus aspectos fonológicos as marcações não manuais(expressões faciais ou corporais) como elementos construtivos de uma determinada classe de sinais contribui também para a elaboração do sentido das sentenças como meio identificador da intenção semântica dos léxicos. Essa pesquisa apresenta algumas estratégias utilizadas por um docente de Libras para estimular o uso das marcações não manuais de estudantes ouvintes aprendizes de Libras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO, MARCAÇÕES NÃO MANUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID5531_08092018222550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOSSEANY DA SILVA CAMPOS GOMES" "autor_nome_curto" => "JOSSEANY" "autor_email" => "josseany.campos@pesqueira" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47331 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 5531 "titulo" => "ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS E A ÊNFASE DAS MARCAÇÕES NÃO MANUAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS" "resumo" => "A língua brasileira de Sinais-Libras, segundo a Lei n. 10.43602, é a língua utilizada pela comunidade surda brasileira ,no últimos anos tem aumentado o número de pessoas ouvintes que desejam se comunicar com surdos, e muitas entidades tem ofertado cursos de Libras com essa finalidade. Além disso, o Decreto 5.626/05 , em seu artigo 3º, apresenta Libras como um componente curricular para os cursos de superiores de formação de professores e de fonoaudiologia. Entre as abordagens para o ensino de Libras, optamos por explanar estratégias práticas para o ensino dessa língua por meio de uma abordagem comunicacional. A Libras trata-se de uma língua de modalidade espaço-visual, apresenta entre seus aspectos fonológicos as marcações não manuais(expressões faciais ou corporais) como elementos construtivos de uma determinada classe de sinais contribui também para a elaboração do sentido das sentenças como meio identificador da intenção semântica dos léxicos. Essa pesquisa apresenta algumas estratégias utilizadas por um docente de Libras para estimular o uso das marcações não manuais de estudantes ouvintes aprendizes de Libras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO, MARCAÇÕES NÃO MANUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID5531_08092018222550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOSSEANY DA SILVA CAMPOS GOMES" "autor_nome_curto" => "JOSSEANY" "autor_email" => "josseany.campos@pesqueira" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }