MENDONÇA, Karla J. R. De. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49346>. Acesso em: 21/12/2024 22:10
Neste trabalho pretendo problematizar de forma interdisciplinar as teorias da educação, da sociologia e da antropologia da infância a respeito dos sentidos empregados às ações de aprender na infância. À esta reflexão trago emaranhado alguns dados empíricos emergidos a partir do meu trabalho de dissertação intitulado “No tempo dos tambores: os saberes ritmados pela infância na Escola Viva Olho do Tempo” (MENDONÇA, 2018). O objetivo é analisar e (re) pensar as relações de aprendizagem nos contextos educacionais, geralmente mediados por um contexto adultocêntrico, redirecionando a atenção para as ações e a agência (QVORTRUP, 2010) das crianças como fundamentais para a sua aprendizagem durante a infância. Em vista disso, discuto questões relacionadas ao corpo e as experiências coletivas nas relações intra e intergeracionais. Através da observação participante vivenciada no cotidiano do Centro Holístico da Paraíba- Escola Viva Olho do Tempo, situada na região sul de João Pessoa-PB, considero as percepções e as ações das crianças como conhecimentos relevantes para as análises deste trabalho. Por fim, trago considerações de como a aprendizagem pode ser observada como um processo fluído, participativo e intencionado pelas crianças.