Estudos mostram que o envelhecimento é acompanhado por declínio nas funções cognitivas, mas também indicam que a estimulação cognitiva podem melhorar o desempenho e promover a manutenção de habilidades cognitivas em idosos. A metodologia realizada consiste em relato de experiência do grupo de estimulação cognitiva com ênfase na atenção, para pessoas com cinquenta anos de idade ou mais, moradores da comunidade de um município da região noroeste do Paraná. O estudo apresentado é um relato de experiência de natureza descritiva, vivenciado com um grupo de 27 adultos maduros e idosos em um centro de convivência para idosos. Os critérios de inclusão foram adultos maduros a partir de 50 anos com disponibilidade para participar das oficinas. Os grupos foram formados por até 12 pessoas para melhor integração e aproveitamento das oficinas. A modalidade coletiva de condução das oficinas foi escolhida posto que o treino coletivo aumenta a motivação e adesão dos participantes, além de ser uma indicação do Ministério da Saúde para o trabalho das equipes de saúde. Assim, além de melhorias nas habilidades cognitivas, destaca-se o papel fundamental da socialização obtida durante o trabalho em grupo, o que por si só, pode representar novas perspectivas para a pessoa idosa.